“A hidreletricidade tem sido a principal fonte de geração do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1732722 Geografia
“A hidreletricidade tem sido a principal fonte de geração do sistema elétrico brasileiro por várias décadas, tanto pela sua competitividade econômica quanto pela abundância deste recurso energético a nível nacional” (http://www.epe.gov.br/pt/areas-de-atuacao/energia-eletrica). Sobre energia elétrica no Brasil, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Fontes alternativas de energia representam opções energéticas de menor impacto ambiental negativo, sendo, portanto, uma possibilidade de mudança na atual matriz energética. II- A energia eólica é a fonte de energia que utiliza o vento como força motriz. O vento representa um recurso natural abundante, logo, a produção energética por meio do uso da energia eólica apresenta baixo custo. III- A energia solar é uma das energias alternativas que mais vêm ganhando espaço no cenário e no mercado de energias. É considerada uma fonte de energia alternativa limpa e renovável, além de apresentar bom custo-benefício.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede para o candidato que analise as três assertivas contidas no enunciado que tratam sobre os tipos de energia existentes no Planeta.

Para assinalar a alternativa correta, é importante que o candidato entenda quais são as formas de obtenção de energia, suas dinâmicas e seus impactos para o meio ambiente.

Feita a introdução dos conhecimentos mínimos para responder a questão, vamos julgar as assertivas abaixo:

- Fontes alternativas de energia representam opções energéticas de menos impacto ambiental negativo, sendo, portanto, uma possibilidade de mudança na atual matriz energética.

Correta, pois se levarmos em conta as fontes energéticas mais utilizadas no Brasil (energia hidroelétrica e energia térmica), nota-se que temos muitos impactos ambientais negativos. No caso das hidroelétricas temos o desmatamento das margens dos rios, a eliminação da biodiversidade aquática e aumento da temperatura local. Já no caso nas termoelétricas uma das desvantagens é a grande poluição atmosférica que as usinas causam com a queima de carvão e de combustíveis fósseis, intensificando o efeito estufa e o aumentando o aquecimento global.
A partir desses problemas ambientais oriundos das principais fontes de obtenção de energia no país, é bastante discutida a possibilidade da obtenção de novas fontes energéticas como a energia eólica (a partir da força do vento) e a energia solar (a partir do calor do Sol). Nesses casos, os impactos ambientais são bem menores, pois são consideradas fontes de energia limpa, além de serem renováveis. Ademais, o maior investimento nessas matrizes energéticas amenizariam os problemas ambientais já existentes. 
II - A energia eólica é a fonte de energia que utiliza o vento como força motriz. O vento representa um recurso natural abundante, logo, a produção energética por meio do uso da energia eólica apresenta baixo custo.

Correta, pois a Energia Eólica é uma forma de obtenção de energia que visa utilizar a força do vento para a obtenção de energia cinética, transformando-a em eletricidade. Como no Brasil existem áreas onde há uma grande frequência de fluxos de vento, o recurso natural é renovável e abundante, e, portanto, pode ser uma matriz energética barata.
III - A energia solar é uma das energias alternativas que mais vêm ganhando espaço no cenário e no mercado de energias. É considerada uma fonte de energia alternativa limpa e renovável, além de apresentar bom custo-benefício.

Correta, pois atualmente, a energia solar no mundo tem ganhado destaque e atração de investimentos devido à sua abundância, e por se tratar de uma fonte de energia renovável. Portanto, com o investimento em tecnologia necessária para a obtenção dessa fonte energética, a longo prazo, a energia solar pode sim se constituir em uma matriz energética barata e com ótimo custo-benefício.
Sendo assim, todas as afirmações estão corretas.

Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito letra A

SOLAR

- Aproveitamento da luz do sol para geração de eletricidade ( fotovoltaica) e para aquecimento da água ( térmica).

- Vantagens: inesgotável e limpa.

- Desvantagem: alto custo de instalação

- Alguns países destaques: Alemanha, China, Itália, Japão, Espanha, França, Bélgica e Estados Unidos da América. 

veja tbm a questão: Q827052

EÓLICA

- Aproveitamento do vento ( intensidade e frequência) para ativar turbinas e geradores e gerar eletricidade. Aerogeradores.

- Vantagens: inesgotável e limpa.

- Desvantagens: custo elevado de implantação, dependência do meio natural, afeta os pássaros, barulho.

- Alguns países de destaque: China, Estados Unidos da América, Alemanha, Espanha, Índia, Inglaterra, Itália, França.

- necessita de espaço que não tenha muitos obstáculos

- no brasil se destaca a região nordeste

veja a questão: Q1162323

bons estudos

mais conteúdo no insta

GABARITO ERRADO, NÉ ???????????????

ÍTEM II ERRADO!

Já que a energia EÓLICA TEM CUSTO ELEVADO!!!

2 errado já que é muito cara e sua manutenção e Instalação.

Gabarito da questão: A

Alternativa que acredito ser a correta: C

Embora a questão aponte a letra "A" como a alternativa correta.

Com o devido respeito, mas tenho que discordar.

Acredito que a alternativa letra "C" seria a correta, apontando apenas o item I como uma afirmação verdadeira.

Pois, nos itens II e III referentes a energia eólica e solar, tratam-se de fontes de energia renováveis, mas que possuem a grande desvantagem de ter um alto custo de instalação e manutenção.

Estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) concluiu que o custo final da energia eólica foi o mais baixo entre as fontes renováveis nos últimos cinco anos. Entre 2015 e 2019, a fonte foi beneficiada pelos preços mais baixos praticados nos leilões de contratação, apesar dos valores adicionais, como o custo de despacho de termelétricas e controle secundário de frequência em decorrência da sua geração intermitente.

O menor custo da energia eólica foi registrado no ano passado (R$ 195/MWh). O maior (R$ 230,9/MWh) ocorreu em 2016, quando houve um adicional de 25% decorrente do acionamento de térmicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo