A pontuação é um mecanismo responsável pela textualidade, à ...
I- Passar cinco dias sem eletricidade, não é fácil para ninguém; menos ainda para a sofrida população da Venezuela, em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]
II- Passar cinco dias sem eletricidade não é fácil para ninguém – menos ainda para a sofrida população da Venezuela. Em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]
III- Passar cinco dias sem eletricidade, não é fácil para ninguém, menos ainda para a sofrida população da Venezuela. Em meio a uma crise de abastecimento muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]
Está(ão) CORRETA(s) a(s) versão(ões):
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Querido aluno, a alternativa correta é a E - II. Vamos entender por quê?
A questão avalia a adequação da pontuação em diferentes versões de um trecho sobre a crítica situação na Venezuela. Para responder corretamente, é essencial compreender o papel da pontuação na estruturação sintática e na organização das unidades informacionais do texto.
Alternativa II (correta):
No trecho: “Passar cinco dias sem eletricidade não é fácil para ninguém – menos ainda para a sofrida população da Venezuela. Em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]”
A pontuação está adequada. O uso do travessão (–) é apropriado para destacar a informação adicional sobre a população da Venezuela, que reforça a ideia principal. Além disso, a vírgula após "Em meio a uma crise de abastecimento" está corretamente empregada para separar as orações subsequentes, que enumeram as consequências dessa crise.
Alternativas Incorretas:
I: “Passar cinco dias sem eletricidade, não é fácil para ninguém; menos ainda para a sofrida população da Venezuela, em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]”
O erro aqui está na vírgula após “Passar cinco dias sem eletricidade”. A vírgula é desnecessária porque separa o sujeito do predicado. Além disso, o ponto e vírgula (;) utilizado após “ninguém” está inadequado, pois deveria haver um ponto final ou um travessão para introduzir a explicação subsequente.
III: “Passar cinco dias sem eletricidade, não é fácil para ninguém, menos ainda para a sofrida população da Venezuela. Em meio a uma crise de abastecimento muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]”
Além da vírgula desnecessária após "Passar cinco dias sem eletricidade", esta versão apresenta outro problema de pontuação: a ausência de vírgula após “Em meio a uma crise de abastecimento”. Esta vírgula é essencial para separar a oração adverbial da principal e garantir a clareza do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I- Passar cinco dias sem eletricidade, não é fácil para ninguém; menos ainda para a sofrida população da Venezuela, em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]
Aqui é possível observar uma vírgula separando o verbo do sujeito, o que é incorreto.
II- Passar cinco dias sem eletricidade não é fácil para ninguém – menos ainda para a sofrida população da Venezuela. Em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]
Este item está em conformidade com as regras de pontuação.
III- Passar cinco dias sem eletricidade, não é fácil para ninguém, menos ainda para a sofrida população da Venezuela. Em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos se estragaram, doentes morreram nos hospitais, paralisou-se o transporte público, lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações eletrônicas [...]
Após a expressão "Em meio a uma crise de abastecimento" deveria haver uma vírgula, pois se trata de um adjunto adverbial de longa extensão que está deslocado.
Gabarito: Alternativa E
Pontuação
Apesar de ser extensa e parecer difícil, basta usar a regra mais básica da pontuação.
Não se separa: SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTOS
GABARITO E)
Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para [email protected] ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.
Guilherme Mello
Não há obrigatoriedade de virgulação quando estamos diante de orações coordenadas aditivas de sujeitos diferentes, a virgula nesse caso é apenas facultativa.
A grafia da construção em questão, com ou sem virgula, permanece correta.
"...lojas foram saqueadas e os computadores e celulares impedidos de conduzir transações..."
"...lojas foram saqueadas e os computadores, e celulares impedidos de conduzir transações..."
Quando de seu segundo questionamento, não há possibilidade de emprego de virgula entre oração principal e oração subordinada substantiva reduzida, salvo se esta for apositiva. Tal fato se justifica pela impossibilidade de separarmos termos como o sujeito ou os objetos do núcleo verbal do período, mesmo que composto.
Desse modo, a construção "Passar cinco dias sem eletricidade, não é fácil para ninguém..." é desprovida de correção gramatical.
De cara da pra observar e eliminar os itens I e III pois não se separa sujeito do verbo
I- Incorreta. A primeira vírgula, utilizada após eletricidade está incorreta. Não se separa sujeito de predicado por vírgula. O ponto e vírgula é utilizado de forma incorreta, ele serve para uma pausa um pouco maior e também serve para separar orações coordenadas, o que não é o caso do texto. Na vírgula entre Venezuela e em também está incorreta, como começa outro assunto a indicação é começar uma frase nova. O resto da pontuação está correta.
II - Correta. O travessão utilizado na primeira linha serve para dar destaque, realce ao que vai ser dito a seguir. No final da frase, em Venezuela coloca-se ponto final pois fechou-se um pensamento. As próximas vírgulas indicam separação de orações diferentes que necessitavam de vírgula para enumeração dos problemas causados pela falta de energia. O texto termina com colchete e três pontos indicando que não é o final da frase no texto original de onde foi retirado.
III- Incorreta. A primeira e a segunda vírgula estão utilizadas incorretamente. Não se separa sujeito de predicado por vírgula. O resto do texto está corretamente pontuado.
A opção correta a ser marcada é a letra E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo