Avalie com (V) as verdadeiras e (F) as falsas as proposições...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1395191 Português

Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem “CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão, respectivamente.


Fragmento I

“O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento. Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]”


Fragmento II

“Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações”.

Avalie com (V) as verdadeiras e (F) as falsas as proposições a seguir, que versam sobre os recursos linguísticos empregados pelo autor.
( ) Em: “devido a uma máquina inchada e cara”, tem-se a expressão de uma causa dos descalabros das contas públicas. ( ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução. ( ) Em: “os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente”, o pronome relativo tem como referente o termo “pessoal”. ( ) Em: “Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária”, a oração adverbial introduzida pelo “sem” é concessiva, corresponde a “embora diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E.

Vamos analisar cada proposição para entender as justificativas:

( ) Em: “devido a uma máquina inchada e cara”, tem-se a expressão de uma causa dos descalabros das contas públicas.

Comentário: Essa afirmativa está correta. O termo "devido a" é um conectivo que introduz uma causa, explicando o porquê dos descalabros das contas públicas. Portanto, a proposição é V.

( ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução.

Comentário: Aqui, a proposição está correta. O advérbio "drasticamente" indica a intensidade da ação e também reflete a opinião do autor sobre a necessidade de uma redução significativa nos gastos. Assim, a proposição é V.

( ) Em: “os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente”, o pronome relativo tem como referente o termo “pessoal”.

Comentário: Esta proposição está incorreta. O pronome relativo "que" refere-se ao termo "gastos com pessoal" e não apenas ao termo "pessoal". Portanto, a proposição é F.

( ) Em: “Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária”, a oração adverbial introduzida pelo “sem” é concessiva, corresponde a “embora diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

Comentário: Essa proposição também está incorreta. A oração introduzida pelo “sem” é uma oração adverbial condicional negativa, indicando que a redução da carga tributária está condicionada à diminuição do tamanho do Estado. A proposição concessiva denotaria uma adversidade, o que não é o caso aqui. Portanto, a proposição é F.

Com isso, a sequência correta é: V, V, F, F, que corresponde à alternativa E.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O pronome relativo tem como referente os "gastos"

Não seria oração adverbial condicional? (Se Não).

Temos uma oração subordinada adverbial condicional reduzida de infinitivo.

As orações reduzidas de infinitivo podem ser ou não iniciadas por uma preposição.

Forma reduzida: Sem diminuir o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

Forma desenvolvida: Caso não diminua o tamanho do Estado, não se reduz a carga tributária.

Os gastos, os quais consomem...

( ) Em: “E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal”, o advérbio de modo serve também para sinalizar a opinião do autor do texto, ao enfatizar o tamanho da redução. 

CONCORDO COM TODOS OS OUTROS ITENS, menos com esse, jamais analisaria DRASTICAMENTE como advérbio de modo, mas somente como de intensidade: "o custo de vida está drasticamente elevado" o custo de vida está extremamente elevado, muito elevado. Enfim, mas , mesmo assim, dá de acertar a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo