Analise as estruturas em destaque em (1) e (2) abaixo, e res...
Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem “CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão, respectivamente.
Fragmento I
“O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento. Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]”
Fragmento II
“Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o
servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos
frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se
mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações”.
1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...” 2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.”
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência, a classificação CORRETA.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,..
→ Pronome relativo onde introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.”
→ A expressão país que pune afastamentos médicos frequentes exerce a função de aposto explicativo por determinar o substantivo Inglaterra, se não tivesse nas alternativas a opção aposto e tivesse oração subordinada adjetiva restritiva também estaria correto, pois existe essa estrutura também.
GABARITO. D
Há duas temáticas abarcadas pela questão, quais sejam:
→ Tipo de oração subordinada, que pode ser adjetiva (exerce função sintática de adjunto adnominal), adverbial (exerce função de advérbio), e substantiva (esta pode exercer múltiplas funções sintáticas, como aposto, sujeito, objeto, predicado, etc.);
→ Função sintática, papel exercido por palavra(s) ou segmentos maiores dentro da oração.
Inspecionemos os itens:
1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...”
O segmento sublinhado acima se classifica em oração subordinada adjetiva explicativa e sua função sintática é a de adjunto adnominal do substantivo "Holanda".
2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.”
O segmento sublinhado acima se classifica em aposto, uma expressão de natureza substantiva ou pronominal que se refere a outra expressão de natureza substantiva ou pronominal para melhor explicá-la ou para servir-lhe de equivalente, resumo ou identificação — no caso apresentado, refere-se ao substantivo "Inglaterra".
a) Oração adverbial de lugar/ Oração adjetiva explicativa.
Incorreto. A segunda classificação está correta, mas a primeira classificação está inadequada. Não há oração adverbial em nenhum dos trechos;
b) Oração adjetiva restritiva/ Oração adjetiva restritiva.
Incorreto. Há oração subordinada adjetiva restritiva no segundo fragmento (que pune afastamentos médicos frequentes), mas não o há no primeiro;
c) Oração adjetiva explicativa/ Oração adjetiva explicativa.
Incorreto. Há oração subordinada adjetiva explicativa somente no primeiro fragmento; no segundo, não;
d) Oração adjetiva explicativa / Aposto.
Correto. Veja detalhamento acima;
e) Oração adverbial de lugar/ Aposto.
Incorreto. A segunda classificação está correta, mas a primeira não. Inexiste oração subordinada adverbial de lugar.
Letra D
Como a alternativa D pode ser correta? O 2º segmento é "País que pune afastamentos médicos frequentes", tem o verbo (No caso, punir), logo é uma oração.
Se o segmento não tivesse nenhum verbo seria Aposto Explicativo.
Se o segmento tem verbo, então é uma oração que faz as vezes de Aposto, que é a bendita Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
Questão mal feita
a oração dá ideia de lugar, mas como começa com pr e é adjetiva.
#Errei mas aprendi.
Para quem não sabe a diferença da oração adjetiva explicativa para aposto: a explicativa começa por um pronome relativo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo