Considerando as ações de enfermagem na saúde da criança, du...
Considerando as ações de enfermagem na saúde da criança, durante o crescimento e desenvolvimento, analise as afirmativas seguintes:
I. A participação paterna em todas as fases de desenvolvimento da criança é um elemento importante para o seu crescimento saudável, pois representa um relevante fator protetivo para a saúde de todos os envolvidos. Assim é fundamental que o pai/cuidador seja incorporado às atividades rotineiras realizadas pelas equipes de saúde, para que, por exemplo, tenha direito a uma voz ativa nas consultas realizadas pelos profissionais de saúde.
II. O Ministério da Saúde recomenda seis consultas de rotina no primeiro ano de vida (no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (no 18º e no 24º mês) e, a partir do 2º ano de vida, 1 consulta por semestre até completar 5 anos. Essas faixas etárias são selecionadas porque representam momentos de oferta de imunizações e de orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
III. A monitorização do crescimento de forma rotineira é um componente da consulta para a criança no mundo inteiro. Assim, o técnico em enfermagem, ao atender crianças entre os 2 e os 10 anos de idade, deve aferir o peso e a altura e plotá-los no gráfico nas consultas realizadas.
IV. A criança de 2 a 6 anos apresenta diminuição no ritmo de crescimento e, por consequência, diminuição das necessidades nutricionais e do seu apetite. Assim algumas orientações devem ser transmitidas aos pais como por exemplo: a criança deve sentar-se à mesa com a família; caso ela não aceite o almoço ou jantar, pode haver a substituição por leite ou produto lácteos, podendo ainda utilizar a sobremesa ou guloseimas como recompensa ou castigo.
Das afirmativas anteriores: