Leia o texto a seguir: A gestão democrática é um grande de...
Leia o texto a seguir:
A gestão democrática é um grande desafio para a construção de uma escola em que todos os seus segmentos sejam contemplados, em especial os alunos, que em última análise são o sentido de toda escola. Considera-se também, aqui, que a democracia passou a ser, em tese, o escopo de toda a gestão dos órgãos públicos do país a partir da abertura democrática do Brasil na década de 1980. Na perspectiva da gestão democrática na educação, é imprescindível a participação da família, dos educandos, dos professores, dos funcionários e entidades representativas da comunidade onde as escolas se localizam. Somente com a participação efetiva destes segmentos é que as decisões podem refletir os anseios desta comunidade.
A escola se constitui em um espaço de contradições, diferenças e encontros de grupos sociais com diferentes dinâmicas culturais, religiosas, familiares etc. Esses grupos deveriam articular-se, em aprendizagens coletivas, a partir dos princípios da convivência democrática, promovendo a cultura participativa. Contudo, salienta-se, essa cultura participativa não poderá ser imposta por diretrizes e regulamentos ou mesmo por gestores, pois perder-se-ia o princípio próprio da democracia. Ela deverá ser construída no debate, no conflito de ideais, na argumentação, em uma dinâmica construída pelos próprios membros que compõem a organização escolar.
(Texto adaptado de DA ROCHA, Jefferson Marçal; HAMMES, Lúcio Jorge. Gestão e democracia em uma escola pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 635-652, set. 2018. ISSN 2447-4193. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75273.)
I. O espaço escolar contém contradições, e é necessário que essas contradições sejam normatizadas e organizadas pelo grupo de gestão para que se tenha um bom resultado da participação de professores, alunos e funcionários nos debates.
II. Uma gestão escolar democrática implica considerar todos os segmentos do espaço escolar, entre eles professores, alunos, funcionários e comunidade, em toda sua diversidade.
III. A escola já é um espaço amplamente democrático, onde apenas falta uma gestão rígida e adequada para aperfeiçoá-lo.
IV. A argumentação, o debate de ideias entre os diversos segmentos do espaço escolar, a saber, alunos, professores, funcionários e comunidade são essenciais para a construção de uma escola democrática, que atende à diversidade desse espaço.
De acordo com o texto acima:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
→ basta saber que o item I está incorreto, visto que a "gestão" não deve estar incluída:
→ I. O espaço escolar contém contradições, e é necessário que essas contradições sejam normatizadas e organizadas pelo grupo de gestão para que se tenha um bom resultado da participação de professores, alunos e funcionários nos debates. → de acordo com o texto: Esses grupos deveriam articular-se, em aprendizagens coletivas, a partir dos princípios da convivência democrática, promovendo a cultura participativa. Contudo, salienta-se, essa cultura participativa não poderá ser imposta por diretrizes e regulamentos ou mesmo por gestores, pois perder-se-ia o princípio próprio da democracia.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺
Por vezes, a interpretação de texto segue a seguinte normativa: o que for politicamente correto é a assertiva.
"Contudo, salienta-se, essa cultura participativa não poderá ser imposta por diretrizes e regulamentos ou mesmo por gestores, pois perder-se-ia o princípio próprio da democracia."
Oração iniciada por uma conjunção adversativa, já demonstra uma perda de expectativa da ideia anterior, ou seja, embora que no espaço escolar haja contradições e para a promoção de uma cultura participativa deverá seguir um princípio democrático, ao contrário do que achamos, não haverá de ter um grupo de gestão para promover uma relação harmoniosa dessas contradições, uma vez que a gestão rígida e disciplinar são contrárias ao princípio democrático que embasa a cultura participativa.
Feito essa observação, nas alternativas I e III, afirmam que precisa haver um grupo que rege disciplina nessas relações:
I - espaço escolar contém contradições, e é necessário que essas contradições sejam normatizadas e organizadas pelo grupo de gestão ( normatizar é o mesmo que por em ordem, em regras) para que se tenha um bom resultado da participação de professores, alunos e funcionários nos debates.
III- A escola já é um espaço amplamente democrático, onde apenas falta uma gestão rígida e adequada para aperfeiçoá-lo.
GABARITO LETRA C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo