Conforme dispõe a Constituição Federal em relação à Educa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - São princípios que regem o ensino, dentre outros, a garantia de padrão de qualidade e gestão democrática do ensino público, na forma da lei.
Tema Central da Questão: A questão aborda os princípios e diretrizes da educação conforme estabelecido pela Constituição Federal Brasileira. A educação é um dos pilares da Ordem Social, fundamental para o desenvolvimento humano e social.
Resumo Teórico: De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação é um direito social fundamental que tem por objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Está regida por princípios como a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender e ensinar, e a gestão democrática do ensino público, entre outros.
Fonte Relevante: A Constituição Federal, em seu Artigo 206, estabelece os princípios que regem o ensino no Brasil, incluindo a garantia de padrão de qualidade e a gestão democrática do ensino público.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D está correta porque reflete fielmente os princípios constitucionais estabelecidos no Artigo 206 da Constituição, que preconiza a garantia de padrão de qualidade e a gestão democrática do ensino público.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - O ensino é livre à iniciativa privada, independentemente de autorização do Poder Público: Esta afirmação está incorreta. Segundo o Artigo 209 da Constituição, o ensino é livre à iniciativa privada, mas é necessário que haja autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
- B - Os Estados atuarão prioritariamente na educação infantil: Esta afirmação está errada. Conforme o Artigo 211, os Estados devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e médio, enquanto a educação infantil é uma responsabilidade prioritária dos Municípios.
- C - O ensino religioso será ministrado em todas as escolas, com matrícula obrigatória: Esta alternativa está incorreta. De acordo com o Artigo 210, o ensino religioso é de matrícula facultativa nas escolas públicas de ensino fundamental, não sendo, portanto, obrigatório.
- E - As escolas comunitárias ou confessionais não poderão receber ajudas financeiras do Poder Público: Esta afirmação está errada. O Artigo 213 prevê que as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas de ensino podem receber recursos públicos, desde que atendam a requisitos legais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(a) ERRADA - Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - cumprimento das normas gerais da educação nacional;
II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
(b) ERRADA - Art. 211 § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
(c) ERRADA - Art. 210 § 1º - O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
(d) CORRETA - Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade.
(e) ERRADA - Art. 213. Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:
I - comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;
II - assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.
São princípios que regem o ensino, dentre outros, a garantia de padrão de qualidade e gestão democrática do ensino público, na forma da lei
mnemônico:
GEPÊTO?????
NÃO! É GDEP!
Parece bobeira, mas certeza nunca mais esqueceremos!
bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo