A Política Nacional de Humanização (PNH) foi lançada em 2003...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q820239 Enfermagem

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi lançada em 2003, com o objetivo de aplicar os princípios do SUS nos serviços de saúde e produzir mudanças na gestão e no cuidado. Sobre a PNH, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

Imagem associada para resolução da questão O acolhimento assegura que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

Imagem associada para resolução da questão Todo usuário tem o direito de ser informado sobre sua saúde, para tanto, segundo a PNH, é preciso que ele manifeste esta vontade por escrito quando ingressar no sistema de saúde.

Imagem associada para resolução da questão No âmbito da PNH, clínica ampliada significa espaço físico amplo e arejado, capaz de acomodar o usuário, os profissionais, acompanhantes e outros servidores institucionais que por ventura necessitem circular no espaço de atendimento.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Política Nacional de Humanização atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho. 

I- Verdadeira-  Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva. 

II- Falsa-  A alternativa propõe que todo usuário tem o direito de ser informado sobre sua saúde, para tanto, segundo a PNH, é preciso que ele manifeste essa vontade por escrito quando ingressar no sistema de saúde, estando incorreta, conforme Política Nacional de Humanização - PNH  todo cidadão tem direito a uma equipe que cuide dele, de ser informado sobre sua saúde e também de decidir sobre compartilhar ou não sua dor e alegria com sua rede social.

III- Falsa-  A alternativa propõe que no âmbito da PNH, clínica ampliada significa espaço físico amplo e arejado, capaz de acomodar o usuário, os profissionais, acompanhantes e outros servidores institucionais que por ventura necessitem circular no espaço de atendimento, estando incorreta,  conforme Política Nacional de Humanização - PNH   a clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.


Gabarito: Letra B

Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização - PNH - 1ª Edição. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/politica_nacional_humanizacao_pnh_1ed.pdf.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) VERDADEIRA

 

ACOLHIMENTO

 

O QUE É? Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva.

 

COMO FAZER? Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

 

Cartilha do MS Politica Nacional de Humanização Brasília – DF 2013 p. 7-8

 

 

B) FALSA não há qualquer menção relativa à necessidade de manifestar a vontade de receber informações sobre sua saúde por escrito. A informação sobre a saúde é um DIREITO e deve ser GARANTIDO a todos sem restrições.

 

DEFESA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS


O QUE É? Os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.

 

COMO FAZER? Todo cidadão tem direito a uma equipe que cuide dele, de ser informado sobre sua saúde e também de decidir sobre compartilhar ou não sua dor e alegria com sua rede social.

 

Cartilha do MS Politica Nacional de Humanização Brasília – DF 2013 p. 11-12

 

 

C) FALSA O conceito dado é o de AMBIÊNCIA. O conceito correto é:

 

CLÍNICA AMPLIADA E COMPARTILHADA

 

O QUE É? A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.

 

COMO FAZER? Utilizando recursos que permitam enriquecimento dos diagnósticos (outras variáveis, além do enfoque orgânico, inclusive a percepção dos afetos produzidos nas relações clínicas) e a qualificação do diálogo (tanto entre os profissionais de saúde envolvidos no tratamento quanto destes com o usuário), de modo a possibilitar decisões compartilhadas e compromissadas com a autonomia e a saúde dos usuários do SUS.

 

Cartilha do MS Politica Nacional de Humanização Brasília – DF 2013 p. 10-11

CONCEITO DE CLÍNICA AMPLIADA

 A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia

Discordo do conceito de acolhimento, pois  quem classifica os pacientes é a classificação de risco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo