A quimioterapia antineoplásica é amplamente utilizada no tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2539406 Farmácia
A quimioterapia antineoplásica é amplamente utilizada no tratamento de câncer. Esse tratamento é utilizado em doses o mais próximo possível das doses máximas individuais toleradas e devem ser administrados com a maior frequência possível para desestimular o novo crescimento do tumor.

Sobre esse tema, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Depois, marque a opção correspondente.

( ) A quimioterapia antineoplásica é também aplicada no tratamento da artrite reumatoide (metotrexato e ciclofosfamida), doença de Crohn (6-mercaptopurina), transplante de órgãos (metotrexato e azatioprina), anemia falciforme (hidroxiureia), psoríase (metotrexato) e outras condições patológicas não oncológicas.


( ) A exposição ocupacional ou ambiental aos antineoplásicos pode acarretar danos à saúde.


(  ) Ao processo de preparo dos medicamentos perigosos é exigido o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como a prática de uso de dois pares de luvas estéreis, sem talco e frequentes trocas, uso de uniforme/avental de uso restrito, de manga longa e punho elástico, impermeável e com baixa liberação de partículas, sem abertura frontal e que cubra todo o corpo, gorro ou capuz, propé ou bota antiderrapante, óculos de segurança e máscaras respiratórias.


( ) As drogas utilizadas durante a quimioterapia atuam nas células cancerosas, mas acabam por agir também nas células saudáveis. Com isso, surgem os efeitos colaterais do tratamento como anemia, leucopenia, plaquetopenia (células da medula óssea), queda dos cabelos (células dos folículos pilosos) e inflamação da mucosa oral (células do tubo digestivo).


( ) A equipe multiprofissional de terapia antineoplásica é constituída, no mínimo, de profissional farmacêutico, enfermeiro e médico especialista. 
Alternativas