O déficit público é financiado, coeteris paribus, pelo exce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q282290 Economia
O déficit público é financiado, coeteris paribus, pelo excesso da poupança bruta sobre o investimento privado e pela poupança do resto do mundo de acordo com a ótica:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - da contabilidade nacional

A questão aborda o conceito de déficit público e como ele é financiado do ponto de vista da contabilidade nacional. Entender esse conceito é fundamental para análise econômica, pois envolve a relação entre poupança e investimento, tanto no âmbito doméstico quanto no internacional.

Na contabilidade nacional, o déficit público é financiado através da diferença entre a poupança total de uma economia (incluindo a poupança externa) e o investimento total. Isso é expresso na identidade macroeconômica:

Déficit Público = Poupança Total - Investimento Total

Portanto, o financiamento do déficit ocorre através do excesso de poupança sobre o investimento e poupança do resto do mundo. Esse conceito é crucial para compreender como uma economia utiliza sua poupança interna e externa para cobrir seus déficits.

Vamos agora analisar as alternativas:

A - da renda: Este enfoque não se aplica, pois a análise do déficit público sob a ótica da renda se concentra em como as receitas e despesas afetam o produto interno, não explicitamente em como o déficit é financiado.

B - do produto: Esta alternativa se refere à produção de bens e serviços em uma economia, mas não trata diretamente do financiamento do déficit público.

C - da despesa: A perspectiva da despesa se concentra nos gastos do governo e consumo, mas não esclarece o financiamento do déficit, que é o foco da questão.

E - financeira: Embora a ótica financeira envolva aspectos de como o déficit pode ser gerido, a contabilidade nacional é a estrutura que fornece a identidade macroeconômica específica para entender o financiamento do déficit via poupança e investimento.

Portanto, a alternativa D - da contabilidade nacional é a correta, pois ela fornece o arcabouço teórico que explica como o déficit é financiado pela poupança interna e externa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Existem 3 óticas dos agregados macroeconômicos: a da renda, do produto e da despesa (que são as letras A, B e C). A Contabilidade Nacional é uma junção dessas óticas. Com cada uma isoladamente não podemos ver como a poupança bruta, o investimento privado e a poupança do resto do mundo financiam o deficit, precisamos de uma combinação delas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo