Sobre a criação de testes unitários na linguagem Java com o ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - assertEquals.
No contexto dos testes unitários em Java, utilizando o framework JUnit, são fornecidas diversas asserções para validar o comportamento do código. Essas asserções são essenciais, pois através delas podemos garantir que o nosso código está se comportando conforme o esperado. Para isso, usamos métodos específicos que verificam se o resultado obtido é igual ao resultado esperado, se objetos são a mesma instância, entre outros tipos de comparação.
O método assertEquals é usado para verificar se dois valores são iguais. Ele é uma das asserções mais comuns e é fundamental para validar se o resultado que o código está produzindo corresponde ao que foi definido como correto durante os testes. Este método pode ser utilizado para comparar valores primitivos, objetos e até arrays, dependendo da sobrecarga do método utilizada.
Portanto, quando o enunciado pergunta qual instrução deve ser utilizada para comparar o resultado esperado com o resultado obtido, a resposta está em utilizar o assertEquals, pois é a ferramenta fornecida pelo JUnit para esse propósito específico.
As outras opções mencionadas no enunciado não são métodos fornecidos pelo JUnit:
- assertFind não existe no contexto do JUnit.
- assertCompare também não é uma instrução válida no JUnit.
- assertIdentic é uma confusão com assertThat e outros métodos que servem para outros tipos de comparação.
- assertLike não é um método do JUnit e parece remeter a comparações de padrões ou expressões regulares, que não é o caso aqui.
Espero que a explicação tenha te ajudado a entender por que a alternativa D - assertEquals é a correta e como o método é utilizado no JUnit para criar testes unitários eficazes. Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo