Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à linguagem da redação oficial.
a) O atributo da formalidade e padronização determina que a formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Nesse sentido, inferimos que, ao contrário do que afirma esta alternativa, a linguagem das comunicações oficiais deve ser necessariamente uniforme, portanto, ela está incorreta.
b) A impessoalidade se preocupa para que a redação oficial seja elaborada sempre em nome do serviço público, ou seja, não está diretamente ligada a clareza. De acordo com o manual, a precisão, o princípio constitucional da publicidade e a revisão atenta são os elementos que favorecem o texto livre de ambiguidades, ou seja, claro. Sendo assim, a afirmação desta alternativa está incorreta.
c) De acordo com o manual de redação, a releitura de todo o texto redigido é indispensável, pois a ocorrência de trechos obscuros nos textos oficiais provém principalmente da falta de tal ação. Dessa forma, inferimos que a afirmação desta alternativa está incorreta.
d) Conforme determina o atributo da impessoalidade, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Sendo assim, verificamos que nas comunicações oficiais não são permitidas impressões individuais, independentemente do cargo, e, portanto, esta alternativa está incorreta.
e) Conforme explica o manual de redação, os atributos que o regem decorrem da Constituição, que dispõe que a administração pública direta, indireta, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Portanto, sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais. Assim, embora no manual não conste a informação de que não há exceção, sabemos que o manual não é flexível no que se refere às características e, portanto, esta é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme o Manual (2018, p. 17, 20):
Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.
É indispensável, também, a releitura de todo o texto redigido
Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:
a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, a comunicação é sempre feita em nome do serviço público. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que as comunicações elaboradas em diferentes setores da administração pública guardem entre si certa uniformidade;
Gab. E
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República. 3. ed., rev., atual. e ampl. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf
Como assim? Sem exceção?
E quanto ao sigilo das comunicações oficiais reservadas à segurança da sociedade e do Estado?
Discordo totalmente do gabarito.
Se alguém puder explicar mehor, agradeço!
Sem exceção? Forçou a barra.
Gabarito contestável!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ALTERNATIVA E*******Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.***********
Essa história de sem exceção é balela.
Para essa questão NÃO EXISTE RESPOSTA!!!!!
Publicidade??? Sem exceção???
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo