Um menino, de cinco anos de idade, filho de lavradores, é le...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2319138 Medicina
Um menino, de cinco anos de idade, filho de lavradores, é levado pelos pais a um serviço de emergência médica após ingerir um produto utilizado para controle de pragas, que se encontrava ao alcance da criança.
Ao exame, o garoto encontrava-se com sinais de desidratação incipiente, com fortes dores abdominais e vômitos. Uma vez internado, a evolução do paciente se deu com icterícia, proteinúria e, por fim, óbito por insuficiência respiratória após três semanas.
O tipo de agrotóxico, amplamente utilizado no Brasil, que deve ter ocasionado esse caso, é o
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um caso clínico de intoxicação por agrotóxico em um menino de cinco anos e descreve a progressão dos sintomas até o óbito. Os sintomas descritos incluem desidratação, dores abdominais, vômitos, icterícia, proteinúria e insuficiência respiratória. A resposta correta é a alternativa A - Paraquat. O Paraquat é um herbicida altamente tóxico e, quando ingerido, pode causar danos severos aos órgãos internos, incluindo o fígado (sugerido pela icterícia) e os rins (sugerido pela proteinúria), além de possíveis danos ao sistema respiratório, que podem levar à insuficiência respiratória. Este perfil de toxicidade é consistente com os sintomas e a evolução clínica descrita no enunciado da questão. As outras alternativas listam outros tipos de agrotóxicos que também são tóxicos, mas têm perfis de toxicidade diferentes. Organoclorados são conhecidos por sua persistência no ambiente e efeitos crônicos, incluindo carcinogenicidade e distúrbios endócrinos. Organofosforados e carbamatos atuam inibindo a acetilcolinesterase, levando a um quadro de intoxicação colinérgica, que pode incluir sintomas como salivação, sudorese e dificuldade respiratória, mas com uma rápida progressão para a crise colinérgica e não com o padrão de sintomas crônicos observados neste caso. Piretroides são menos tóxicos para mamíferos e geralmente associados a sintomas neurológicos se houver intoxicação. Portanto, a alternativa A é a mais adequada dado o cenário clínico apresentado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo