O padrão bridge, além de converter a interface de uma classe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q314405 Arquitetura de Software
Com referência aos padrões de projetos de software, julgue os itens seguintes.

O padrão bridge, além de converter a interface de uma classe existente em outra interface esperada pelos clientes, permite que algumas classes com interfaces diferentes funcionem conjuntamente.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: Errado (E).

Vamos entender o porquê:

O padrão de projeto Bridge é um padrão de design estrutural que tem como objetivo desacoplar uma abstração de sua implementação de modo que as duas possam variar independentemente. Ele é especialmente útil quando há a necessidade de evitar um crescimento exponencial do número de classes derivadas, separando a abstração da implementação em uma hierarquia diferente.

Na questão, o enunciado descreve que o padrão Bridge "converte a interface de uma classe existente em outra interface esperada pelos clientes" e "permite que algumas classes com interfaces diferentes funcionem conjuntamente". Essa descrição está, na verdade, se referindo ao padrão de projeto Adapter, e não ao Bridge.

Vamos detalhar cada conceito:

Padrão Bridge:

O Bridge é usado para desacoplar a abstração e a implementação para que possam evoluir separadamente. Ele permite que a abstração e a implementação possam variar independentes uma da outra, diferentemente do que foi sugerido na questão.

Exemplo de uso: Imagine que você tem uma hierarquia de formas (ex: Círculo, Quadrado) e diferentes formas de desenhá-las (ex: Raster, Vetorial). Utilizando o padrão Bridge, você pode criar uma hierarquia para as formas e outra separada para as implementações de desenho, permitindo combinações sem criar uma explosão de subclasses.

Padrão Adapter:

O Adapter, por outro lado, é usado para converter a interface de uma classe existente em outra interface que é esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem juntas. Portanto, a descrição apresentada na questão está mais alinhada com o Adapter.

Exemplo de uso: Imagine que você tem uma classe que oferece serviços de um jeito (ex: métodos de uma API antiga) e uma nova classe que precisa utilizar esses serviços mas espera uma interface diferente. O Adapter atua como um intermediário, traduzindo as chamadas de uma interface para outra.

Dessa forma, como o enunciado da questão descreve funcionalidades que são próprias do padrão Adapter e não do Bridge, a afirmação está incorreta, justificando a alternativa Errado (E).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Utilizado quando é desejável que uma interface (abstração) possa variar independentemente das suas implementações.
A questão em apreço refere-se ao padrão de projeto Adapter
"O padrão Bridge desacopla uma abstração de sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente".

A questão definiu Adaptar do modelo Estrutural
O padrão Bridge é muito utilizado quando se deseja separar abstração de implementação justamente porque lida diretamente com a estrutura com que as interfaces e classes são elaboradas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo