A prematuridade representa um grave problema de saúde públi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088735 Medicina
A prematuridade representa um grave problema de saúde pública, sendo a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal.
Gestante primigesta, 31 semanas, refere perda líquida vaginal abundante, de início súbito, mais precisamente às 15h30 minutos, enquanto trabalhava. Desde aquele momento, até o atendimento na maternidade, indica perda líquida vaginal com odor de "água sanitária". Ao exame físico no hospital, os batimentos fetais estavam 148 bpm, contrações ausentes, AFU 31 cm, afebril, pulso 78 bpm, ao exame especular, saída de líquido amniótico pelo OCE (orifício cervical externo). Baseado nas informações anteriores, assinale a alternativa CORRETA sobre qual o diagnóstico e a conduta mais adequada:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com base nas informações apresentadas, o diagnóstico mais provável é de RUPREMA (Rotura Prematura das Membranas Amnióticas). A conduta mais adequada seria prescrever Betametasona, que é um corticoide que ajuda a maturação dos pulmões do feto, diminuindo o risco de complicações respiratórias após o nascimento. Também é importante monitorar os batimentos fetais e a presença de contrações uterinas, além de avaliar a possibilidade de administrar antibióticos para prevenir infecções. A cesárea só deve ser considerada em caso de complicações ou em situações de risco para a mãe ou para o feto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo