O Sangramento genital feminino tem sua importância em todas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088738 Medicina
O Sangramento genital feminino tem sua importância em todas as fases do ciclo reprodutivo da mulher. Na menopausa, tem sua conotação fisiológica e patológica.
Paciente de 67 anos, menopausada, apresenta sangramento vaginal. Ao ultrassom endovaginal, evidenciou-se espessamento endometrial focal de 18 mm. Neste caso, está indicado(a):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Histeroscopia com biópsia.

Tema central da questão: A questão aborda o manejo do sangramento vaginal em mulheres na menopausa. Na menopausa, qualquer sangramento vaginal é considerado anormal e deve ser investigado, pois pode ser um sinal de condições patológicas, incluindo câncer endometrial. A questão requer conhecimento sobre o procedimento mais adequado para investigar espessamento endometrial em mulheres menopausadas.

Justificativa para a alternativa correta: A histeroscopia com biópsia é indicada para investigar espessamento endometrial em mulheres na menopausa. Este procedimento permite a visualização direta da cavidade uterina e a obtenção de amostras de tecido endometrial para análise histológica, essencial para diagnosticar ou descartar patologias como o câncer endometrial.

Análise das alternativas incorretas:

A - Histerectomia: A histerectomia, que é a remoção cirúrgica do útero, é um procedimento invasivo e definitivo. Não é a primeira abordagem diagnóstica para um espessamento endometrial, especialmente sem diagnóstico prévio de malignidade.

B - Histerectomia + ooforectomia pelo risco de câncer de ovário nesta idade: Esta opção é ainda mais invasiva e não específica para o problema apresentado, que é o espessamento endometrial. A princípio, deve-se buscar uma avaliação diagnóstica menos invasiva.

D - Histerossalpingografia: Esse exame é utilizado para avaliar as trompas e cavidade uterina, geralmente em casos de infertilidade. Não tem indicação no diagnóstico de espessamento endometrial ou sangramento pós-menopausa.

E - Prescrição de Estrogênio e Progesterona: A terapia hormonal não é indicada sem um diagnóstico claro e pode piorar a situação se houver uma condição maligna subjacente, como câncer endometrial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O sangramento genital feminino após a menopausa pode indicar uma série de condições patológicas, como a presença de pólipos endometriais, hiperplasia endometrial, câncer de endométrio, entre outras. No caso apresentado, a paciente apresenta um espessamento endometrial focal de 18 mm, o que pode indicar uma dessas condições. A resposta correta é a alternativa C, indicando a realização de uma histeroscopia com biópsia, que permitirá a avaliação mais precisa da causa do sangramento e a identificação de possíveis anormalidades endometriais. As outras opções, como a histerectomia ou a prescrição de estrogênio e progesterona, não são as melhores escolhas para este caso, pois podem não abordar a causa subjacente do sangramento e até mesmo piorar a condição. O médico deve realizar uma avaliação cuidadosa da paciente para determinar o melhor plano de tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo