O movimento abolicionista no Brasil, durante o Segundo Rein...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3044686 História

"O século XIX, no Brasil, teve uma característica bem especial na nossa história. Ele foi marcado pela Monarquia (1822-1889), sendo a mais longa nação da América Latina com essa forma de governo. Esse momento de nossa história é dividido em dois reinados, o primeiro, governado por Dom Pedro I, e o segundo, que se inicia com o abandono do trono pelo primeiro Imperador, deixando o trono para seu filho Pedro de Alcântara, com apenas cinco anos de idade, ficando o governo, parcialmente, a cargo de um regente. Esse jovem imperador teve a sua maioridade antecipada aos quatorze anos devido a conturbações políticas que ocorriam no período regencial. Sua coroação, aos quinze anos de idade, deu início a seu longo reinado, que durou 49 anos, até o momento do Golpe Republicano, em 15 de novembro 1889."

Tendo o fragmento do artigo acima como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue o item seguinte. 


Castanho da Maia Petter, A. (2014). O SEGUNDO REINADO E A FIGURA D. PEDRO II NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA (1890-1910). Oficina Do Historiador, 2020.

O movimento abolicionista no Brasil, durante o Segundo Reinado, foi essencialmente uma mobilização das elites intelectuais e jurídicas das cidades, sem participação significativa dos setores populares, como escravizados e libertos, que tinham pouco ou nenhum papel nas discussões sobre o fim da escravização.
Alternativas