Ao elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa de uma entid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984886 Contabilidade Pública
Ao elaborar a Demonstração dos Fluxos de Caixa de uma entidade pública a partir das disposições do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), o servidor responsável pelo setor de contabilidade deve atentar que, no detalhamento dos fluxos de caixa das atividades operacionais, os ingressos devem ser apresentados:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão envolvendo a análise da demonstração dos fluxos de caixa (DFC) de uma entidade pública.  

Conforme o MCASO 9ª edição, a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) apresenta as entradas e saídas de caixa e as classifica em fluxos operacional, de investimento e de financiamento:
(1) Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade.
Exemplos: caixa recebido proveniente da emissão de debêntures, empréstimos contraídos, notas promissórias, títulos e valores, hipotecas e outros empréstimos contraídos de curto e de longo prazos; amortização de empréstimos e financiamentos que foram contraídos

(2) Atividades de investimento são referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos em equivalentes de caixa.
Exemplos: pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo; recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo;

(3) Atividades operacionais são as atividades da entidade que não as de investimento e de financiamento.
Exemplos: recebimentos de caixa decorrentes de impostos, taxas, contribuições e multas; pagamentos em caixa a fornecedores de mercadorias e serviços;
 

Nesse contexto, o MCASP dispõe sobre o nível de detalhamento em que os fluxos de caixa devem ser apresentados. Vejamos a estrutura aplicável às atividades operacionais, com foco nos ingressos de recursos, que é a parte que interessa para respondermos à questão:


Atenção! Perceba que os ingressos são classificados segundo sua origem (TRICOPAISTRANSOU), com leves adaptações para refletir a essência do demonstrativo.



 Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:

A) Errado, os ingressos na DFC não devem ser apresentados conforme a vinculação. Essa segregação se relaciona com o Balanço Financeiro.

B) Errado, os ingressos na DFC não devem ser apresentados conforme o impacto na situação líquida patrimonial.

C) Errado, não faz parte da estrutura da DFC a categoria econômica da receita. O MCASP exige apenas a apresentação por origem (um nível maior de detalhamento).    

D) Certo, como vimos, no detalhamento dos fluxos de caixa das atividades operacionais, os ingressos devem ser apresentados de acordo com a origem das receitas.

E) Errado, os ingressos na DFC não devem ser apresentados quanto ao impacto na apuração do resultado primário. Essa é uma informação fiscal que é utilizada em outros relatórios relacionados às estatísticas de finanças públicas (ex: Anexo de Metas Fiscais).

   

Gabarito do Professor: Letra D

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra D.

No MCASP 9ª edição, página 535, é possível verificar um modelo de estrutura da DFC. Nesse modelo as receitas estão dispostas pela ORIGEM orçamentária.

Ainda no MCASP, página 530, temos a seguinte informação:

"São exemplos de fluxos de caixa relacionados às atividades operacionais: a. recebimentos de caixa decorrentes de impostos, taxas, contribuições e multas; b. recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços [...]". Esses exemplos indicam que a DFC demonstrará os ingressos operacionais (receitas) pela ORIGEM.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo