Os traumas cranioencefálicos têm alto impacto sócio fnanceir...
Os traumas cranioencefálicos têm alto impacto sócio fnanceiro na sociedade moderna. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta, a qual correlaciona quadro clínico e considerações anatomovasculares.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É: A) O espaço epidural tem como principal vaso a artéria meníngea média, a qual fica vulnerável com as fraturas do crânio
JUSTIFICATIVA:
O hematoma epidural ocorre devido ao rompimento de vasos sanguíneos no espaço epidural, que é o espaço entre o crânio e a dura-máter. A artéria meníngea média é o principal vaso afetado nesse tipo de lesão, e ela é particularmente vulnerável em fraturas do osso temporal. Essas fraturas podem levar ao rompimento dessa artéria, resultando em sangramento rápido e formação do hematoma, que requer intervenção emergencial devido ao aumento da pressão intracraniana.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- B) Os hematomas subdurais são mais tardios, acima de 48h; sendo, frequentemente na porção central do cérebro
- Incorreta. O hematoma subdural pode se manifestar de forma aguda (em poucas horas), subaguda (em até 48 horas) ou crônica (em semanas). Ele ocorre devido ao rompimento de veias ponte, geralmente localizado nas superfícies convexas do cérebro, e não apenas na porção central.
- C) No hematoma subdural podemos ter o intervalo lúcido, aparecimento de sinais clínicos neurológicos após várias horas do trauma
- Incorreta. O intervalo lúcido é característico do hematoma epidural, onde o paciente pode parecer estável por algumas horas após o trauma antes de deteriorar rapidamente. No hematoma subdural, a evolução é geralmente mais insidiosa.
- D) O mecanismo de lesão na concussão cerebral não considera a movimentação da cabeça, mas sim a energia envolvida
- Incorreta. O mecanismo de lesão na concussão cerebral está diretamente relacionado à movimentação rápida e brusca da cabeça, que causa forças de aceleração e desaceleração, resultando em disfunção cerebral transitória. O impacto e a energia envolvida também são relevantes, mas o movimento é essencial na patogênese.
EM RESUMO:
A artéria meníngea média, localizada no espaço epidural, é vulnerável em casos de fraturas cranianas, sendo a principal responsável por hematomas epidurais. Esse tipo de lesão requer atenção urgente devido ao seu rápido agravamento.
PONTOS CHAVE:
- O hematoma epidural envolve o rompimento da artéria meníngea média.
- Intervalo lúcido é característico do hematoma epidural, não do subdural.
- O hematoma subdural frequentemente resulta da ruptura de veias ponte, e sua evolução pode ser aguda, subaguda ou crônica.
- O movimento da cabeça é fundamental no mecanismo da concussão cerebral.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo