No processo de adoção do sistema de informação de custos, um...
No processo de adoção do sistema de informação de custos, uma entidade pública definiu que precisa implantar um método de custeio que lhe permita alocar os seus custos fixos incorridos ao longo do exercício, que são muito significativos, aos centros de custos.
Um dos métodos que se recomenda nesse caso é o custeio:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Aplicada ao Setor Público (NBC TSP 34) nos traz que:
38. Uma técnica que pode ser utilizada para fazer o rastreamento de custos indiretos até os objetos de custo final é o custeio baseado em atividades (ABC). O ABC pode ser utilizado para operacionalizar métodos de custeio como o custeio por absorção parcial e o custeio por absorção integral (custeio pleno)."
Assim, vamos analisar as alternativas da questão.
B) Errado. O custeio pleno não aloca os seus custos fixos incorridos ao longo do exercício, que são muito significativos, aos centros de custos;
C) Certo. Custeio por absorção;
D) Errado. O custeio por ordem de serviço não leva em consideração os seus custos fixos incorridos ao longo do exercício, que são muito significativos, aos centros de custos;
E) Errado. O custeio variável não distribui os seus custos fixos incorridos ao longo do exercício, que são muito significativos, aos centros de custos.
Resposta: C
Fonte: NBC TSP 34.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra C.
Método de Custeio por Absorção: também chamado custeio integral, ou custo integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais.
Padrão: Os custos são apropriados por estimativa.
Pleno, ou RKW: Alocação dos custos fixos, variáveis e despesas, inclusive as financeiras, a todos os produtos.
Por absorção: Todos os custos apropriados aos produtos. As despesas vão diretamente para o resultado.
por ordem de serviço: sistema de acumulação por ordem de serviço ou produção é o sistema de acumulação que compreende especificações predeterminadas do serviço ou produto demandado, com tempo de duração limitado. As ordens são mais adequadas para tratamento dos custos de investimentos e de projetos específicos, por exemplo, as obras e benfeitorias.
Variável: Somente custos variáveis são apropriados aos produtos. Os custos fixos são tratados como despesas.
Fonte: material do professor Luciano Moura, no Exponencial, a não ser pelo item “ordem de serviço", que foi da NBC TSP 34
Não vejo sentido na resposta do professor, o método por ordem de serviço engloba sim os custos fixos, mas não os aplica nos centros de custos, e sim na ordem de serviço.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo