Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comporta...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A. Agora, vamos entender o porquê.
O Transtorno Esquizotípico (F21) é uma categoria diagnóstica da CID-10, que se refere a uma condição marcada por comportamentos excêntricos, anomalias do pensamento e do afeto. Esse transtorno não tem uma única característica dominante; em vez disso, uma combinação de vários sintomas pode estar presente.
Na alternativa A, temos a descrição de "pobre relacionamento com outros e uma tendência a retraimento social; suspeita ou ideias paranoides; afeto inapropriado e constrangido." Esses são sintomas típicos do Transtorno Esquizotípico. Pessoas com esse transtorno frequentemente apresentam dificuldades em formar relacionamentos próximos, demonstram desconfiança excessiva e podem exibir afeto que é inadequado ao contexto, o que justifica essa alternativa como correta.
Vejamos agora as alternativas incorretas:
B - Aqui, temos "ruminações maníacas com resistência interna; ausência de conteúdos dismorfóbicos, sexuais ou agressivos; suspeita ou ideias fusionais." Esses sintomas não são característicos do transtorno esquizotípico. As ruminações maníacas e a ausência de conteúdos específicos não se alinham com a CID-10 para o F21.
C - A descrição de "comportamento ou aparência de parecer comum e sem importância; relacionamento conturbado com outros e atitude reclamante; experiências perceptivas usuais" não corresponde ao transtorno esquizotípico. Este transtorno é marcado por comportamentos excêntricos e experiências perceptivas incomuns.
D - Esta alternativa menciona "personalização e realização sem somatossensoriais (corporais) ou outras ilusões; pensamento obsessivo e circunstancial; conduta elaborada ou não estereotipada." Elementos como personalização e pensamentos obsessivos são mais frequentemente associados a outros transtornos, como o transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo, e não ao esquizotípico.
E - O item descreve "discurso usual, porém com incoerência grosseira; episódios quase psicóticos permanentes; ideias delirantes que ocorrem frequentemente com provocação externa; leves ilusões." Enquanto a incoerência e ideias delirantes podem aparecer em episódios de transtornos psicóticos, o Transtorno Esquizotípico não é caracterizado por episódios psicóticos permanentes.
Entender o Transtorno Esquizotípico requer a identificação de padrões de comportamento como desconfiança, relacionamentos pobres, e afetividade inadequada, conforme bem destacado pela alternativa A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Transtorno caracterizado por um comportamento excêntrico e por anomalias do pensamento e do afeto que se assemelham àquelas da esquizofrenia, mas não há em nenhum momento da evolução qualquer anomalia esquizofrênica manifesta ou característica. A sintomatologia pode comportar um afeto frio ou inapropriado, anedonia; um comportamento estranho ou excêntrico; uma tendência ao retraimento social; idéias paranóides ou bizarras sem que se apresentem idéias delirantes autênticas; ruminações obsessivas; transtornos do curso do pensamento e perturbações das percepções; períodos transitórios ocasionais quase psicóticos com ilusões intensas, alucinações auditivas ou outras e idéias pseudodelirantes, ocorrendo em geral sem fator desencadeante exterior. O início do transtorno é difícil de determinar, e sua evolução corresponde em geral àquela de um transtorno da personalidade.
Esquizofrenia:
· “borderline”
· latente
· pré-psicótica
· prodrômica
· pseudoneurótica
· pseudopsicopática
Reação esquizofrênica latente
Transtorno esquizotípico da personalidade
B) ruminações maníacas (SEM) resistência interna; PRESENÇA de conteúdos dismorfóbicos, sexuais ou agressivos; suspeita ou ideias PARANÓIDES.
C) comportamento ou aparência QUE É ESTRANHO, EXCÊNTRICO OU PECULIAR; experiências perceptivas INUSUAIS.
D) DESpersonalização e DESrealização COM somatossensoriais (corporais) ou outras ilusões; pensamento VAGO e circunstancial, METAFÓRICO, SUPERELABORADO OU ESTEREOTIPADO.
E) discurso ESTRANHO OU DE OUTRAS FORMAS, SEM incoerência grosseira; episódios quase psicóticos OCASIONAIS; ideias DELIROIDES, USUALMENTE SEM provocação externa; COM INTENSAS ilusões, ALUCINAÇÕES AUDITIVAS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo