A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3037134 Engenharia Elétrica

A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgue o próximo item.


A diferença fundamental entre uma chave de manobra e um disjuntor é o nível de tensão em que eles são utilizados: os disjuntores são usados em subestações de alta tensão; as chaves de manobra, em subestações de baixa e de média tensão. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A diferença primordial entre um disjuntor e uma chave de manobra reside no modo de operação, enquanto a chave de manobra é apenas um dispositivo de seccionamento, não podendo operar em situações com carga e muito menos em situações de falta (não se está considerando chaves com mecanismo de extinção de arco), o disjunto é um dispositivo de proteção e seccionamento, podendo mudar o seu estado estando o circuito em alimentação normal ou em falta.

Disjuntores são dispositivos de proteção que interrompem o circuito em caso de sobrecarga ou curto-circuito, sendo projetados para interromper correntes elevadas e proteger equipamentos. Eles são usados em sistemas de alta, média e baixa tensão, dependendo da aplicação.

Chaves de manobra, por outro lado, são utilizadas para acionar ou desacionar circuitos em condições normais de operação, ou seja, elas não interrompem correntes elevadas em caso de falhas. Elas são frequentemente usadas para isolamento de circuitos ou para operações de manutenção. Chaves de manobra podem ser encontradas em sistemas de baixa, média e alta tensão, dependendo do tipo de instalação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo