Um edital de convocação de concurso público continha, dentre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411612 Direito Constitucional
Um edital de convocação de concurso público continha, dentre outras, as seguintes regras:

I. O presente concurso será baseado exclusivamente no critério de títulos, dispensadas as provas.
II. O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.
III. Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado no concurso será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo na carreira.

Considerando o disposto na Constituição Federal brasileira, é INCONSTITUCIONAL o que está indicado APENAS em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentando a questão:

I) INCORRETA. Na realização de concurso público, o certame pode estar condicionado à realização de provas ou de provas e títulos, portanto não pode dispensar a realização das provas, o que é dispensável é a chamada prova de titulação. O pensamento tem base no art. 37, II da CF.

II) CORRETA. O prazo do concurso será de até dois anos, ficando a critério da administração a prorrogação do certame por igual prazo, conforme art. 37, III da CF.

III) CORRETA. A assertiva está de acordo com os ditames do art. 37, II da CF. O aprovado em concurso durante o prazo improrrogável do concurso tem preferência sobre os aprovados em concurso posterior. 

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D








Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. O presente concurso será baseado exclusivamente no critério de títulos, dispensadas as provas.

Errado. Art. 37, II, CF: a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

II. O prazo de validade do concurso será de dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Correto. Errei por não ter interpretado o que a questão pedia. Essa proposição consiste em uma cláusula do edital, e não em uma regra geral, e a ausência da partícula "até" me confundiu.

Art. 37, III, CF: o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

III. Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado no concurso será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo na carreira.

Correto. Art. 37, IV, CF: durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira.

no item II faltou até 2 anos.

Machado V a questão trata de uma situação hipotética em que o concurso terá duração de 2 anos, prorrogável uma vez, por igual período. 

Realmente a lei fala em até dois anos, mas a questão é uma situação hipotética, repito.

Realmente, concordo com Lafaiete,foi descrita, anteriormente, uma situação hipotética no enunciado da questão:Um edital de convocação de concurso público continha, dentre outras, as seguintes regras:

Fazendo valer também o item II como assertiva correta.

também me confundi com a ausência do ATÉ. mas como ele pediu o inconstitucional...realmente se o edital disser que é de 2 anos ñ tem problema...pq a constituição diz que é até. me confundi pq fiquei com a literalidade na cabeça. rs

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo