A Asbestose é a pneumoconiose causada pela inalação de fibra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q482621 Segurança e Saúde no Trabalho
A Asbestose é a pneumoconiose causada pela inalação de fibras de asbesto ou amianto. Sobre esta é correto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A. Vamos entender o porquê e analisar as demais alternativas.

Alternativa A: "No lavado bronco-aveolar os achados de fibras de asbesto não significam necessariamente a presença de asbestose instalada." Essa alternativa está correta. O lavado bronco-alveolar pode encontrar fibras de asbesto, mas isso não implica que a doença esteja presente em sua forma clínica. Muitas vezes, as fibras podem ser detectadas em pessoas expostas sem que a asbestose tenha se desenvolvido.

Alternativa B: "O câncer de pulmão nunca está relacionado a inalação de asbesto ou amianto." Esta afirmação é incorreta. A inalação de asbesto é um fator de risco bem conhecido para o desenvolvimento de câncer de pulmão. A exposição prolongada ao amianto aumenta significativamente o risco desse tipo de câncer, especialmente em fumantes.

Alternativa C: "O tempo de latência para aparecer os primeiros sintomas normalmente é curto e aparece logo que a exposição começa." Esta opção está incorreta. A asbestose tem um longo período de latência, frequentemente levando décadas para que os sintomas apareçam após a exposição inicial ao amianto.

Alternativa D: "O quadro clínico é assintomático mesmo nos casos mais avançados, já que não é sempre fibrinogênica." Errado. Nos casos avançados, a asbestose pode causar sintomas significativos, incluindo tosse crônica, falta de ar e outros problemas respiratórios. É uma doença fibrinogênica, levando à formação de tecido cicatricial nos pulmões.

Alternativa E: "A biópsia pulmonar deve ser realizada tão logo surjam os primeiros sintomas nos indivíduos expostos ao asbesto ou amianto." Esta alternativa está incorreta. A biópsia pulmonar não é o primeiro passo no diagnóstico da asbestose. Normalmente, a investigação inicial inclui uma combinação de histórico de exposição, exames de imagem e testes de função pulmonar antes de considerar uma biópsia.

Compreender a asbestose e suas implicações é essencial para profissionais da área de saúde e segurança no trabalho, especialmente em locais onde há exposição a materiais contendo amianto. Essa questão exige do candidato conhecimento sobre o diagnóstico e as características clínicas da doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo