Encerrada a colheita, o arrancamento e a queima dos restos c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q71561 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As pragas constituem fator de sinistro e limitação de produtividade em vários cultivos de importância econômica, concorrendo para elevação dos custos de produção. Assim, torna-se necessário o seu reconhecimento e de seus danos iniciais, com o objetivo de obter medidas adequadas de controle. Acerca dos danos causados aos cultivos pelas pragas, julgue os itens seguintes.

Encerrada a colheita, o arrancamento e a queima dos restos culturais do algodoeiro, com destruição completa das plantas, é medida profilática fundamental para a produção econômica do algodoeiro, tendo até mesmo amparo legal. Os restos culturais devem ser arracados com raízes e enleirados para que a queima localizada não provoque muito prejuízo à microbiota do solo, recomendando-se, em seguida, aração e gradeação, ou a eliminação das suas brotações com o uso de herbicidas, principalmente o 2,4D ou o glifosato, como forma de controle do bicudo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vamos Lá!
Após o término da cultura envolvendo a última colheita e a colocação do gado no rebanho caprino para se alimentar dos restos culturais, em  especial da folhagem, deve-se destruir o que sobrou, para evitar rebrotamento e manutenção de elevadas populações de pragas e doenças, em especial do bicudo (Anthonomus grandis, Boheman) cuja principal método cultural de controle é deixar o campo sem algodão por pelo menos 90 dias.  Os animais devem eliminar os restos no período, no máximo de 30 dias.O arranquio e queima dos restos culturais do algodão logo após a colheita, são práticas recomendadas como controle cultural do bicudo, pois eliminam seu principal hospedeiro de reprodução e têm demonstrado reflexos importantes para a redução do nível populacional da praga, no período de entressafra. Vários são os métodos que podem ser utilizados para a realização desta prática, com a incorporação de grade aradora, que apresenta capacidade de destruição de apenas 60% das plantas de algodão e 16% de rebrotamento após as primeiras chuvas. 
Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Algodao/AlgodaoAgriculturaFamiliar_2ed/colheita.html
Bons Estudos!

Questão desatualizada. O 2,4D foi proibido em 2017 pela ANVISA pois está associado ao desenvolvimento de Mal de Parkinson em humanos.

Não há nada proibido. continua sendo hoje a principal ferramenta para controle da tiguera do algodão, já que hoje as cuktivares são RR na sua maioria.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo