O modelo de interconexão de sistemas abertos (Open Systems ...
1. Camada de transporte. 2. Camada física. 3. Camada de apresentação. 4. Camada de enlace (link de dados). 5. Camada de sessão. 6. Camada de rede. 7. Camada de aplicação.
( ) Fornece às camadas superiores independência em relação às tecnologias de transmissão e comutação de pacotes empregadas para conectar sistemas; responsável por estabelecer, manter e terminar conexões. ( ) Prevê a transferência confiável de informação pelo link físico; envia blocos (quadros) com a necessária sincronização, controles de erro e de fluxo. ( ) Fornece a estrutura de controle para a comunicação entre aplicações; estabelece, gerencia e termina conexões entre as aplicações cooperantes. ( ) Fornece acesso ao ambiente OSI para os usuários e, também, serviços de informação distribuídos. ( ) Responsável pela transferência transparente e confiável de dados entre os pontos finais; fornece controle de fluxo e recuperação de ponta a ponta depois de erros. ( ) Fornece independência aos processos de aplicação a partir de diferenças na representação dos dados. ( ) Responsável pela transmissão de fluxo de bits não estruturado sobre o meio físico; lida com as características mecânicas, elétricas, funcionais e procedurais para acessar o meio físico.
A sequência está correta em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - 6, 4, 5, 7, 1, 3, 2. Vamos explorar o motivo pelo qual esta é a sequência correta, relacionando cada descrição às respectivas camadas do modelo de interconexão de sistemas abertos (OSI).
- (6) Camada de Rede: Fornece às camadas superiores independência em relação às tecnologias de transmissão e comutação de pacotes empregadas para conectar sistemas; responsável por estabelecer, manter e terminar conexões. Esta descrição corresponde à Camada de Rede que lida com rotas e com a comunicação entre diferentes redes.
- (4) Camada de Enlace de Dados: Prevê a transferência confiável de informação pelo link físico; envia blocos (quadros) com a necessária sincronização, controles de erro e de fluxo. Esta descrição está relacionada à Camada de Enlace de Dados, que garante que os dados sejam transferidos de forma confiável e sem erros entre o hardware de rede.
- (5) Camada de Sessão: Fornece a estrutura de controle para a comunicação entre aplicações; estabelece, gerencia e termina conexões entre as aplicações cooperantes. A Camada de Sessão é responsável pelo gerenciamento de sessões e pela troca de dados entre apresentações de sistemas em comunicação.
- (7) Camada de Aplicação: Fornece acesso ao ambiente OSI para os usuários e, também, serviços de informação distribuídos. A Camada de Aplicação é aquela que permite ao usuário final interagir com a rede, como os protocolos HTTP, FTP e SMTP.
- (1) Camada de Transporte: Responsável pela transferência transparente e confiável de dados entre os pontos finais; fornece controle de fluxo e recuperação de ponta a ponta depois de erros. A Camada de Transporte é onde ocorre a segmentação de dados e onde são fornecidos serviços como a confiabilidade na entrega de pacotes e o controle de fluxo.
- (3) Camada de Apresentação: Fornece independência aos processos de aplicação a partir de diferenças na representação dos dados. Isso significa que a Camada de Apresentação é responsável pela tradução da representação dos dados entre sistemas, fornecendo formatos de dados padronizados e a criptografia.
- (2) Camada Física: Responsável pela transmissão de fluxo de bits não estruturado sobre o meio físico; lida com as características mecânicas, elétricas, funcionais e procedurais para acessar o meio físico. A Camada Física trata das conexões físicas da rede, como cabos, repetidores e hubs.
Ao relacionar cada camada do modelo OSI com suas respectivas funções, podemos entender como os dados são processados e transmitidos de uma aplicação para outra em uma rede de computadores. O modelo OSI é uma estrutura conceitual usada para entender e padronizar as funções de um sistema de telecomunicações ou de rede sem a necessidade de se ater às suas implementações internas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
( ) Responsável pela transmissão de fluxo de bits não estruturado sobre o meio físico; lida com as características mecânicas, elétricas, funcionais e procedurais para acessar o meio físico
Só lendo essa ja matou a questão...
Gabarito D
6, 4, 5, 7, 1, 3, 2.
1. Camada de transporte. 2. Camada física. 3. Camada de apresentação. 4. Camada de enlace (link de dados). 5. Camada de sessão. 6. Camada de rede. 7. Camada de aplicação.
(6) Fornece às camadas superiores independência em relação às tecnologias de transmissão e comutação de pacotes empregadas para conectar sistemas; responsável por estabelecer, manter e terminar conexões.
(4) Prevê a transferência confiável de informação pelo link físico; envia blocos (quadros) com a necessária sincronização, controles de erro e de fluxo.
(5) Fornece a estrutura de controle para a comunicação entre aplicações; estabelece, gerencia e termina conexões entre as aplicações cooperantes.
(7) Fornece acesso ao ambiente OSI para os usuários e, também, serviços de informação distribuídos.
(1) Responsável pela transferência transparente e confiável de dados entre os pontos finais; fornece controle de fluxo e recuperação de ponta a ponta depois de erros.
(3) Fornece independência aos processos de aplicação a partir de diferenças na representação dos dados.
(2) Responsável pela transmissão de fluxo de bits não estruturado sobre o meio físico; lida com as características mecânicas, elétricas, funcionais e procedurais para acessar o meio físico.
d-
6. Camada de rede. ( ) Fornece às camadas superiores independência em relação às tecnologias de transmissão e comutação de pacotes empregadas para conectar sistemas; responsável por estabelecer, manter e terminar conexões.
4. Camada de enlace (link de dados). ( ) Prevê a transferência confiável de informação pelo link físico; envia blocos (quadros) com a necessária sincronização, controles de erro e de fluxo.
5. Camada de sessão. ( ) Fornece a estrutura de controle para a comunicação entre aplicações; estabelece, gerencia e termina conexões entre as aplicações cooperantes.
7. Camada de aplicação. ( ) Fornece acesso ao ambiente OSI para os usuários e, também, serviços de informação distribuídos.
1. Camada de transporte. ( ) Responsável pela transferência transparente e confiável de dados entre os pontos finais; fornece controle de fluxo e recuperação de ponta a ponta depois de erros.
3. Camada de apresentação. ( ) Fornece independência aos processos de aplicação a partir de diferenças na representação dos dados.
2. Camada física. ( ) Responsável pela transmissão de fluxo de bits não estruturado sobre o meio físico; lida com as características mecânicas, elétricas, funcionais e procedurais para acessar o meio físico.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
The session layer provides the mechanism for opening, closing and managing a session between end-user application processes, i.e., a semi-permanent dialogue. Session-layer services are commonly used in application environments that make use of remote procedure calls (RPCs).
An example of a session-layer protocol is the OSI protocol suite session-layer protocol, also known as X.225 or ISO 8327. It provides for either full duplex or half-duplex operation and provides synchronization points in the stream of exchanged messages.
https://en.wikipedia.org/wiki/Session_layer
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo