“Tem a concepção histórico-crítica como ponto de part...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q508341 Educação Física
“Tem a concepção histórico-crítica como ponto de partida e entende ser o conhecimento elemento de mediação entre o aluno e o seu apreender (no sentido de construir, demonstrar, compreender e explicar para poder intervir) da realidade social complexa em que vive.” Trata-se da tendência pedagógica da educação física denominada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - Crítico-superadora.

A questão aborda a concepção histórico-crítica, que é uma abordagem pedagógica centrada na compreensão crítica da realidade social e no papel ativo do aluno como sujeito de transformação. Esta concepção entende que o conhecimento deve ser um elemento de mediação entre o aluno e a realidade social, permitindo que ele possa construir, demonstrar, compreender e explicar essa realidade para poder intervir nela de forma consciente e crítica.

A alternativa B é a correta porque a tendência crítico-superadora da Educação Física possui exatamente essa abordagem, baseada nas ideias da pedagogia histórico-crítica. Ela visa superar a superficialidade do treinamento físico descontextualizado, garantindo que os alunos compreendam a importância social, histórica e política das práticas corporais. Dessa forma, a educação física não é vista apenas como um momento de exercício, mas como uma oportunidade para desenvolver uma visão crítica sobre a sociedade.

Agora, vamos justificar as alternativas incorretas:

Alternativa A - Sistêmica: Esta abordagem entende a educação física a partir de uma perspectiva mais mecanicista, focada na inter-relação entre os vários componentes do sistema educacional (físico, emocional, social). Não enfatiza a mediação do conhecimento para a transformação social, como a concepção histórico-crítica faz.

Alternativa C - Concepções abertas: Esta abordagem é mais flexível e menos prescritiva, permitindo uma maior liberdade no ensino e aprendizagem da educação física, mas não se concentra na crítica e intervenção social da realidade como a tendência crítico-superadora.

Alternativa D - Crítico-emancipatória: Embora também tenha uma abordagem crítica, esta tendência foca mais na emancipação individual e na autonomia do aluno, contrastando com a crítico-superadora que enfatiza a transformação coletiva e a intervenção na realidade social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a concepção histórico-crítica como ponto de partida e entende ser o conhecimento elemento de mediação entre o aluno e o seu apreender (no sentido de construir, demonstrar, compreender e explicar para poder intervir) da realidade social complexa em que vive.” Trata-se da tendência pedagógica da educação física denominada

crítico-superadora.

A questão fala de concepção histórico-crítica porque nessa abordagem acredita-se que qualquer consideração sobre a pedagogia mais apropriada, deve versar, não somente sobre questões de COMO ENSINAR, mas também sobre COMO ADQUIRIMOS estes conhecimentos, valorizando a questão da CONTEXTUALIZAÇÃO DOS FATOS e RESGATE HISTÓRICO. 

Se não ficar esperto marca a crítico emancipatoria , mas aquele " social " matou a questão

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo