Com relação aos centros de documentação e aos serviços de in...
A base de dados de fontes, em cujas bases são registradas as referências ou informações secundárias dos documentos, subdivide-se em bases bibliográficas e diretórios.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - errado.
Vamos entender por que a afirmação está incorreta. A questão trata de bases de dados de fontes, que são fundamentais em centros de documentação e serviços de informação.
De modo geral, as bases de dados podem ser divididas em duas categorias principais: bases de dados bibliográficas e bases de dados factuais. As bases de dados bibliográficas contêm referências bibliográficas ou informações secundárias sobre documentos, como artigos, livros e teses. Elas não contêm o texto completo, mas sim dados como autor, título, resumo, palavras-chave, etc.
Por outro lado, as bases de dados factuais armazenam dados específicos e detalhados sobre uma determinada área de conhecimento ou atividade, podendo incluir números, estatísticas, resultados de experimentos, entre outros.
A afirmação da questão de que as bases de dados de fontes se subdividem em bases bibliográficas e diretórios está incorreta. Os diretórios são, na verdade, uma categoria diferente de fonte de informação. Um diretório oferece listas de informações organizadas, como listas de instituições ou indivíduos, muitas vezes com detalhes de contato.
Portanto, a afirmação não reflete a divisão correta das bases de dados de fontes, justificando a alternativa E - errado.
Esses conceitos são importantes para quem estuda Biblioteconomia, pois a correta compreensão das categorias de bases de dados é essencial para a gestão eficaz da informação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Rowley (2002, p. 109-110):
As bases de dados de referências remetem ou encaminham o usuário a outra fonte, como um documento, uma pessoa jurídica ou pessoa física, para que obtenha informações adicionais, ou o texto completo de um documento. Como exemplo temos:
1.Bases de dados bibliográficos, que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados.
2.Bases de dados catalográficos, que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados.
3.Bases de dados referenciais, que referenciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros dados típicos de cadastros.
As bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida numa bases de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original (como seria obrigado a fazer no caso das bases de dados de referências). Os dados encontram-se disponíveis tanto em formato legível por computador, como em formato impresso.
As bases de dados de fontes podem ser agrupadas, segundo seu conteúdo, em:
1.Bases de dados numéricos, que contêm dados numéricos de vários tipos, inclusive dados estatísticos e de levantamentos.
2.Bases de dados de texto integral, que contém notícias de jornal, especificações técnicas e programas de computador.
3.Bases de dados textuais e numéricos, que contêm uma mistura de dados textuais e numéricos (como, por exemplo, relatórios anuais de empresas) e dados de manuais.
4.Bases de dados multimídia, que incluem informações armazenadas numa mescla de diferentes tipos de meios, inclusive, por exemplo, som, vídeo, fotografias, textos e animação.
Gab. Errado
ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo