Assinale a alternativa que apresenta correção no emprego do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2046018 Português
Fogo: da catástrofe à conservação ambiental

O fogo em vegetação é um fator ecológico que pode ser benéfico ou maléfico, dependendo de como, onde, quando e por que ele ocorre. Se descontrolado, torna-se incêndio florestal e causa destruição; se bem planejado, pode contribuir para a manutenção do clima e conservar a sociobiodivesidade. Assim, o manejo do fogo - que, no Brasil, pode estar prestes a ganhar legislação federal própria - deve considerar as necessidades ambientais e sociais, para reduzir seus efeitos negativos.

O mundo enfrenta incêndios cada vez mais catastróficos, com efeitos severos sobre clima, biodiversidade e pessoas. Esse agravamento dos efeitos negativos do fogo está relacionado às alterações climáticas (ventos mais fortes, regime pluviométrico alterado e temperaturas elevadas), associadas à ampliação das fontes de ignição, provenientes do aumento populacional e da ocupação irregular de novas áreas.

As alterações climáticas tornam a vegetação mais seca - que se torna matéria combustível -, facilitam a propagação do fogo e tornam mais difícil seu combate - mesmo que este último conte com aumento de investimentos financeiros, aporte de pessoal e mais infraestrutura. Além disso, a meta de 'fogo-zero' em vegetação gera um processo de retroalimentação positiva aos incêndios, pois mais combustível fica acumulado no ambiente.

Como exemplo, podem ser citados os incêndios: em Portugal, em 2017; na Austrália, em 2019 e no ano seguinte; no Pantanal brasileiro, em 2020; e na Grécia e Califórnia, em 2021. Em 2022, também não faltaram exemplos ruins: novamente na Califórnia (EUA), na Sibéria, em Chernobyl (Ucrânia) e vários países da Europa.

No Brasil, podemos citar o incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília, afetando aproximadamente 30% de sua área, e os da Amazônia, onde o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou a maior quantidade de focos de calor dos últimos 12 anos.

Situações extremas como essas atingiram vidas humanas, geraram perda de solo fértil, alteraram a qualidade e quantidade de água, bem como aumentaram as emissões de gases de efeito estufa.

É inegável que o medo que o fogo exerce contribui para sua predominante visão negativa. O fogo foi usado indiscriminadamente em guerras, controle e dominação, provocando devastação social e ambiental. O processo de colonização do Brasil iniciou-se em um bioma considerado sensível ao fogo, a Mata Atlântica, no litoral, onde incêndios impactavam bens de consumo e exportação, como lenha, pau-brasil e madeiras de importância naval.

Há, porém, a possibilidade de empregá-lo como uma forma de conservação ambiental embora, claro, seja necessário tomar todo o cuidado e ter certificação de que o uso do fogo é seguro tanto para pessoas quanto para ecossistemas. Dessa forma, não se argumenta em favor de queimadas em qualquer lugar, horário e feitas de qualquer forma, visto que é justamente isso que se busca prevenir por meio do uso do fogo como meio de conservação ambiental.

SILVA, Camila Souza. Et al. Fogo: da catástrofe à conservação ambiental. Ciência hoje. Disponível em: ental ://cienciahoje.org.br/artigo/fogo-da-catastrofe-a-conservacao-ambiental/ Acesso em: 04 nov., 2022.
Assinale a alternativa que apresenta correção no emprego do acento grave (crase):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Tema da Questão: O uso correto do acento grave indicando a crase.

A crase ocorre quando há a fusão da preposição "a" com o artigo definido feminino "a(s)" ou com pronomes demonstrativos que começam com "a" (como "aquele", "aquela", "aquilo"). É importante lembrar que a crase não ocorre antes de palavras masculinas, verbos ou pronomes pessoais.

Alternativa Correta:

A - Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal e diminuindo a fertilidade do solo.

A alternativa A está correta porque há crase antes de "fauna" e "flora". Isso ocorre porque a preposição "a" se junta ao artigo definido "a" das palavras "fauna" e "flora", que são femininas. Assim, forma-se "à".

Alternativas Incorretas:

B - O fogo acaba levando para dentro das residências cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que, fora do seu habitat natural, podem causar acidentes à seres humanos.

Está incorreta porque "seres humanos" não aceita artigo definido feminino "a", já que "seres" é masculino. Portanto, não há crase.

C - Muitas vezes, os incêndios acontecem em regiões que deveriam ser protegidas e que podem causar perdas muito importantes para o meio ambiente, provocando o desmatamento, à destruição da fauna e muito mais.

É incorreta porque "destruição" está no singular e, embora aceitando artigo, a presença de preposição "a" não ocorre de forma obrigatória. O correto é "a destruição" sem crase, pois não há motivo de fusão de preposição.

D - Os homens realizam queimadas em áreas de pastagens, eles recorrem a ela tanto à fim limpeza da vegetação ou preparo do solo.

Incorreta porque "a fim de" é uma locução prepositiva que não aceita artigo, portanto, não há crase antes de "fim". O correto seria "a fim de limpeza".

E - O principal problema das queimadas é que elas podem acabar com à biodiversidade, matando plantas, animais e os microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico.

Incorreta porque "biodiversidade" é um substantivo que admite artigo, mas não há preposição obrigatória antecedendo, tornando a crase desnecessária. O correto é "a biodiversidade".

Estratégia para Resolver Questões de Crase: Verifique se a palavra que segue o "a" aceita artigo definido feminino e se há uma preposição "a" exigida pelo verbo ou contexto. Se ambos forem verdadeiros, ocorre a crase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

ACRESCENTANDO:

Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

1→ Antes de palavra masculina

2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

4→ Antes de verbos

5→ Prep. + Palavra plural

6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

7→ Nome feminino completo

8→ Antes de Prep. (*Até)

9→ Em sujeito

10→ Obj. Direito

11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

12→ Antes pronome pessoal

13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

14→ Antes pronome indefinido

15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

4→ Topônimos (gosto de/da_____)

a) Feminino – C/ crase

b) Neutro – S/ Crase

c) Neutro Especificado – C/ Crase

5→ Paralelismo

6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

2→ Após Até

3→ Antes de nome feminino s/ especificador

IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

1→ Prep. “A” + Artigo “a”

2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

3→ Loc. Adverbiais Feminina

4→ Antes de horas (pode está subentendida)

5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

FONTE: Português Descomplicado - Professora Flávia Rita.

A) CORRETA

B) Seres, palavra masculina, logo não pode ser utilizado o acento indicativo de crase.

C) A crase só pode ser utilizada quando há (preposição) A + A (artigo ), na questão só temos artigo.

D) Fim, palavra masculina, logo não pode ser utilizado o acento indicativo de crase.

E) Acabar, verbo transitivo indireto, necessariamente pede a preposição COM, assim não utiliza a preposição A , não havendo a necessidade de acento indicativo de crase, apena A artigo.

Gab A.

Regência verbal da palavra prejuízos.

Avante porteiro!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo