A respeito das classes gramaticais, analise as afirmações a...
I. No trecho "não se argumenta em favor de queimadas em qualquer lugar, horário e feitas de qualquer forma, visto que é justamente isso que se busca prevenir por meio do uso do fogo como meio de conservação ambiental", a palavra "justamente" é um advérbio.
II. No excerto "Há, porém , a possibilidade de empregá-lo como uma forma de conservação ambiental embora, claro, seja necessário tomar todo o cuidado e ter certificação de que o uso do fogo é seguro tanto para pessoas quanto para ecossistemas", as palavras "porém" e "embora" são conjunções.
III. Em "As alterações climáticas tornam a vegetação mais seca - que se torna matéria combustível", a palavra "a" é uma preposição.
É correto o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos comentar a questão sobre classes gramaticais.
A alternativa correta é: D - I e II, apenas.
Agora, vamos analisar cada uma das afirmações para entender o motivo:
Afirmação I: No trecho "não se argumenta em favor de queimadas em qualquer lugar, horário e feitas de qualquer forma, visto que é justamente isso que se busca prevenir por meio do uso do fogo como meio de conservação ambiental", a palavra "justamente" é um advérbio.
Essa afirmação está correta. O termo "justamente" é um advérbio de modo, pois está qualificando a forma como algo é prevenido, ou seja, reforça que é "exatamente" isso que se busca prevenir.
Afirmação II: No excerto "Há, porém, a possibilidade de empregá-lo como uma forma de conservação ambiental embora, claro, seja necessário tomar todo o cuidado e ter certificação de que o uso do fogo é seguro tanto para pessoas quanto para ecossistemas", as palavras "porém" e "embora" são conjunções.
Essa afirmação está correta. "Porém" é uma conjunção adversativa, usada para introduzir uma ideia de contraste ou oposição. Já "embora" é uma conjunção concessiva, usada para introduzir uma condição que, apesar de ser verdadeira, não impede o acontecimento da ação principal.
Afirmação III: Em "As alterações climáticas tornam a vegetação mais seca - que se torna matéria combustível", a palavra "a" é uma preposição.
Essa afirmação está incorreta. Na frase, "a" é um artigo definido, pois está determinando o substantivo "vegetação". A confusão pode ocorrer porque "a" também pode ser uma preposição, mas não é o caso neste contexto.
Portanto, a alternativa correta é D - I e II, apenas, pois as afirmações I e II estão corretas, e a afirmação III está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“a” é artigo!
Gabarito (D)
JUSTAMENTE= ADVÉRBIO
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, exprimindo circunstâncias de tempo, modo, intensidade, entre outros. Os advérbios classificam-se em: Modo – Exemplos: assim, devagar e grande parte das palavras terminadas em “- mente”.
PORÉM/EMBORA= CONJUNÇÃO
CONJUNÇÃO É a palavra que liga duas orações. As conjunções classificam-se em: COORDENATIVAS: Aditivas (e, nem), Adversativas (contudo, porém, mas),Alternativas (ou…ou, seja…seja), Conclusivas (logo, portanto) e Explicativas(assim, porquanto). SUBORDINATIVAS: Integrantes (que, se), Causais (porque, como), Comparativas (que, como), Concessivas (embora, posto que)
"A" = ARTIGO
ARTIGOS É a palavra que antecede os substantivos e varia em gênero e número, bem como o determina (artigo definido) ou o generaliza (artigo indefinido). São artigos definidos: o, a (no singular) e os, as (no plural) São artigos indefinidos: um, uma (no singular) e uns, umas (no plural)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo