Releia o trecho a seguir. “Um levantamento do Ministério Pú...
Assinale a alternativa em que a palavra destacada não é acentuada pelo mesmo motivo daquela no trecho anterior.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acertei a questão, mas apalavra CONTINÊNCIA tb não é proparoxítona e também não se acentua pelo motivo das outras.
Acertei a questão, e concordo com o comentário da colega Luciana...
A palavra CONTINÊNCIA (CON-TI-NÊN-CIA), em regra, é uma paroxítona. Ocorre que, em razão de sua terminação (Ditongo Crescente), a palavra CONTINÊNCIA também é considerada como proparoxítona acidental ou eventual.
Amigos conscurseiros, essa questao e muito boa. Precisamos nos atentar a ela.
Realmente a alternativa c) na visao das regras da nova ortografia, estaria correta, porem nos estamos tratando de concurso publico e precisamos nos atentar para as diversas visoes a respeito da materia. Digo isso, pois nao e a primeira vez que percebo essa questao em prova.
Numa pronúncia escandida, ser dividida em duas (/mi-sé-ri-a/), o que transforma palavras desse tipo, NA FALA, em proparoxítonas. Alguns autores, inclusive, para assinalar o fato, dizem que as paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem ser chamadas de proparoxítonas eventuais, relativas ou acidentais — mas elas continuam a ser paroxítonas.
Há as chamadas proparoxítonas eventuais ou aparentes que são palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente, premitindo, assim, duas formas de divisão silábica. Há que se lebrar que existem dois grupos distintos, o das proparoxítonas reais e o das proparoxítonas eventuais.
Con-ti-nên-cia
Con-ti-nên-ci-a
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo