Acerca de ciclo hidrológico, balanço hídrico e bacias hidro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q996616 Engenharia Ambiental e Sanitária

Acerca de ciclo hidrológico, balanço hídrico e bacias hidrográficas, julgue o item subsequente.


A estabilidade do clima e do ciclo hidrológico é favorecida pela interação entre oceanos e atmosfera, visto que cerca de metade do CO2 natural é absorvida no processo de fotossíntese das algas nos oceanos.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A estabilidade do clima e do ciclo hidrológico é favorecida pela interação entre oceanos e atmosfera", está certa porque, durante o dia, a brisa marinha leva para os continentes o ar úmido, o que é sinônimo de chuva

 

"visto que cerca de metade do CO2 natural é absorvida no processo de fotossíntese das algas nos oceanos.", também tá certa. O planeta azul tem mais suuperfície com água do que com terra e no meio aquático, na primeira camada limnética, tem organismos produção fotossintética (consequência de muita luz e contato direto com a atmosfera)

 

questão certa

Além da análise feita por Samuel, abaixo.

A questão traz a relação entre a diminuição da quantidade de CO2 na atmosfera, devido aos oceanos, e a estabilização do clima e do ciclo hidrológico. Sendo verdade, pois o CO2 é um dos fatores determinantes para o aumento da temperatura (contribui para elevar o efeito estufa). Logo, controlando a variação da temperatura, haverá maior estabilidade nos processos mencionados.

JUSTIFICATIVA CESPE

CERTO. A energia calorífica do sol somente é aproveitada devido ao efeito estufa natural causado pelo vapor de água e CO2, que impede a perda total de calor emitida pela terra originada pela radiação solar recebida. Cerca de metade do CO2 natural é absorvida no processo de fotossíntese das algas dos oceanos, assim é bastante importante a interação entre os oceanos e a atmosfera para a estabilidade do clima e do ciclo hidrológico.

eu só acho a quantificação perigosa, a ciência não sabe exatamente a proporção exata de sequestro de carbono devido as algas, aqui vai a posição do ISC:

1. A ciência vai e vem. O artigo da Nature de 2016 estimou que um quilômetro quadrado de algas marinhas absorve cerca de 50 toneladas de carbono. Mas quando o cientista da Universidade da Tasmânia John Barry Gallaghernas florestas de algas são, na verdade, uma fonte líquida de carbono. Ele  que pequenas criaturas marinhas que se alimentam de algas marinhas exalam seu próprio CO2, o que significa que um quilômetro quadrado de alga marinha emite uma média de 20 toneladas. Dele  de março sugere que mais pesquisas são necessárias antes de aumentarmos as fazendas de algas marinhas. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo