A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é caracterizada pela ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3060659 Nutrição
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais. Ela também é frequentemente associada a outras doenças crônicas e a eventos como morte súbita, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e doença arterial periférica. São fatores de risco controláveis para a HAS: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Excesso de peso, excesso de sal, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e estresse.

A questão aborda a hipertensão arterial sistêmica (HAS), que é uma condição de saúde crônica caracterizada pela elevação persistente dos níveis de pressão arterial. Essa condição é um importante fator de risco para diversas doenças cardiovasculares e renais, como o infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico e insuficiência cardíaca. Para responder corretamente à questão, é necessário entender quais são os fatores de risco controláveis para a hipertensão.

A alternativa A é correta porque lista fatores de risco modificáveis e sob controle do indivíduo, como excesso de peso, excesso de sal, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e estresse. Todos esses elementos podem ser ajustados por meio de mudanças no estilo de vida, como dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e redução do consumo de substâncias nocivas.

Analisando as alternativas incorretas:

Alternativa B inclui a idade como um fator de risco, mas a idade é um fator não controlável, pois está relacionado ao envelhecimento natural do organismo e, portanto, não é possível modificá-lo através de mudanças no estilo de vida.

Alternativa C menciona a genética, que também é um fator não controlável. Embora a predisposição genética possa aumentar o risco de HAS, os fatores listados na alternativa A representam aqueles sobre os quais podemos agir diretamente.

Alternativa D cita a etnia e menopausa, ambos fatores não modificáveis. A etnia pode influenciar as taxas de hipertensão, mas não é um fator que os indivíduos possam controlar. A menopausa é uma fase natural na vida das mulheres e também não pode ser modificada.

Alternativa E novamente traz a idade como um fator de risco, além de mencionar a alimentação, que é um fator controlável, mas a presença da idade torna a alternativa incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ALTERNATIVA CORRETA É: A - Excesso de peso, excesso de sal, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e estresse.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • [B] Excesso de peso, excesso de sal, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e idade.
  • Incorreta. A idade não é um fator de risco controlável para a hipertensão arterial sistêmica (HAS). A idade é um fator de risco não controlável, já que com o envelhecimento, as artérias tendem a ficar mais rígidas, o que contribui para o aumento da pressão arterial.
  • [C] Genética, excesso de sal, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e estresse.
  • Incorreta. Embora a genética seja um fator importante no desenvolvimento da hipertensão, ela é um fator de risco não controlável. O foco da pergunta está nos fatores controláveis, como excesso de peso, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool, excesso de sal e estresse.
  • [D] Excesso de peso, etnia, sedentarismo, menopausa, consumo de álcool e estresse.
  • Incorreta. Etnia e menopausa são fatores de risco não controláveis. A etnia pode influenciar a prevalência da hipertensão, mas não é algo que se pode controlar. A menopausa também é um fator relacionado ao aumento da pressão arterial em mulheres, mas não é controlável.
  • [E] Excesso de peso, alimentação, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e idade.
  • Incorreta. Assim como na alternativa B, a idade não é um fator de risco controlável. Embora a alimentação tenha um papel importante na prevenção e controle da hipertensão, o termo alimentação é vago e não aborda diretamente os fatores específicos, como o excesso de sal, que é controlável.

EM RESUMO: Os fatores de risco controláveis para a hipertensão incluem excesso de peso, excesso de sal na dieta, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e estresse. Todos esses podem ser gerenciados com mudanças no estilo de vida, o que ajuda na prevenção e controle da hipertensão.

PONTOS CHAVE:

  • A hipertensão é influenciada por fatores controláveis e não controláveis.
  • Fatores controláveis incluem peso, dieta, atividade física, tabagismo, álcool e estresse.
  • Fatores não controláveis incluem genética, idade e etnia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo