As correntes de curto-circuito de uma instalação elétrica de...
A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. No cálculo das correntes de um curto-circuito é necessário considerar a impedância dos elementos dos circuitos e que quanto maior o nível de tensão da instalação, maior a quantidade de elementos que podem ter sua impedância desprezada.
II. Em uma instalação industrial, os motores com potência elevada, alimentados em tensões superiores a 1,0 kV, têm pouca influência na determinação da intensidade da corrente de curto-circuito.
III. A corrente de curto-circuito pode ter sua intensidade diminuída, no caso da rápida atuação dos dispositivos de proteção.
Assinale:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I) correto, realmente as impedâncias dos equipamentos são relevantes para o cálculo de curto-circuito em pu. Quando o nível de tensão aumenta (estratégia utilizada na transmissão) podemos desprezar algumas impedâncias.
II) errada muito pelo contrario motores alimentados com esse nível de tensão tem geralmente potências elevadas que consequentemente influenciam bastante na corrente de curto.
III) errada, infelizmente nenhum equipamento de proteção pode diminuir o nível de curto pode somente monitorar esse nível para atuação. A atuação desses dispositivos ja é sinal que a corrente atingiu um determinado patamar.
Embora tenha acertado a questão, mas o item III é infeliz, no sentido de que, o dispositivo age sim limitando a corrente de curto-circuito. Uma vez essa corrente atingido o pickup, e passado o tempo de delay, opera-se a abertura do disjuntor, eliminando -se assim a permanencia do curto, e consequentemente o crescimento ainda maior do nivel de corrente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo