As fraturas de base de crânio geralmente ocorrem em traumas...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão sobre fraturas de base de crânio e o sinal de Battle
alternativa correta: E A presença do sinal clínico de equimose retroauricular e de pneumoencéfalo na tomografia computadorizada cranioencefálica confirma o diagnóstico de fratura de base de crânio e de fístula liquórica.
justificativa
A fratura de base de crânio pode ser indicada por diversos sinais clínicos e achados radiológicos. O sinal de Battle é caracterizado por uma equimose retroauricular, geralmente localizada atrás da orelha, e está frequentemente associado a fraturas da fossa média. Esse sinal pode ser combinado com outros achados, como o pneumoencéfalo, que é a presença de ar dentro do crânio, visível na tomografia computadorizada. A presença de pneumoencéfalo juntamente com a equimose retroauricular ajuda a confirmar o diagnóstico de uma fratura de base de crânio e pode também indicar uma fístula liquórica, em que há vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR), particularmente se houver otoliquorreia (vazamento de LCR pelo ouvido).
análise das demais alternativas
[A]: [Esta alternativa está incorreta. O sinal de Battle não é caracterizado por hematoma periorbital, que é associado a fraturas da fossa craniana anterior, mas sim por uma equimose retroauricular, frequentemente associada a fraturas da fossa média.]
[B]: [Esta alternativa está incorreta. O sinal de Battle não está diretamente relacionado a uma lesão arterial grave. Ele é uma indicação de fratura de base de crânio, principalmente associada a fraturas da fossa média.]
[C]: [Esta alternativa está incorreta. O sinal de Battle é mais comumente associado a fraturas da fossa média e não indica especificamente lesão de nervos cranianos, embora essa possibilidade também exista dependendo da lesão.]
[D]: [Esta alternativa está incorreta. O sinal de Battle é caracterizado pela equimose retroauricular e não pela otoliquorreia, que é um sinal de fístula liquórica. Embora a otoliquorreia possa ocorrer em fraturas de base de crânio, ela não faz parte do sinal de Battle.]
resumo: A alternativa E está correta, pois a combinação do sinal clínico de equimose retroauricular (sinal de Battle) com o pneumoencéfalo na tomografia computadorizada ajuda a confirmar o diagnóstico de fratura de base de crânio e pode estar associada à fístula liquórica.
pontos chave
◊ O sinal de Battle é uma equimose retroauricular associada a fraturas da fossa média da base de crânio.
◊ O pneumoencéfalo é um achado comum em fraturas de base de crânio e pode ser visualizado por tomografia computadorizada.
◊ A fístula liquórica, incluindo a otoliquorreia, pode ser associada a fraturas de base de crânio e está frequentemente ligada ao diagnóstico de fraturas graves.
◊ A combinação do sinal de Battle e do pneumoencéfalo reforça o diagnóstico de fratura de base de crânio e de fístula liquórica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo