São características diagnósticas do transtorno de déficit d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q700039 Psicologia
São características diagnósticas do transtorno de déficit de atenção \ hiperatividade – TDAH – descritas no DSM V, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Vamos entender por que a alternativa D é a correta e analisar as demais opções.

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico descrito no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição). Ele é caracterizado por padrões persistentes de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interferem no funcionamento ou no desenvolvimento. Vamos agora analisar cada uma das alternativas para entender melhor.

A - A desatenção manifesta-se no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização.

Essa alternativa está correta. De acordo com o DSM-5, a desatenção em pessoas com TDAH se manifesta de várias maneiras, incluindo divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização.

B - A hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva quando não apropriada; nos adultos pode manifestar-se como inquietude extrema.

Esta alternativa também está correta. A hiperatividade é uma característica central do TDAH e pode se manifestar como atividade motora excessiva, principalmente em crianças. Em adultos, pode se manifestar como inquietude extrema.

C - A impulsividade refere-se a ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa.

Mais uma alternativa correta. A impulsividade é outra característica do TDAH, manifestando-se como ações precipitadas que são realizadas sem planejamento prévio, podendo até resultar em dano à pessoa ou aos outros.

D - As manifestações do transtorno devem estar presentes apenas em ambiente escolar ou de trabalho.

Essa é a alternativa incorreta, por isso é a correta na questão. De acordo com o DSM-5, os sintomas do TDAH devem estar presentes em dois ou mais ambientes (por exemplo, casa, escola, trabalho) para que o diagnóstico seja considerado. Isso significa que as manifestações do transtorno não estão restritas apenas a um ambiente, mas devem ser observadas em diversos contextos para confirmar o diagnóstico.

Com essas explicações, fica claro que a alternativa D é a única que não está alinhada com os critérios diagnósticos do TDAH segundo o DSM-5.

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais esclarecimentos sobre o tema, estou à disposição.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os critérios propostos pelo sistema DSM-5 – assim como no antigo DSM-IV – exigem que os sintomas estejam presentes em diferentes ambientes para que o diagnóstico seja realizado.

Fonte: http://tdah.org.br/br/artigos/textos/item/1147-qual-o-papel-dos-professores-para-o-diagn%C3%B3stico-de-tdah?.html

 

 

 As manifestações do transtorno devem estar presentes apenas em ambiente escolar ou de trabalho.

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS

a.       Padrão persistente de (1) desatenção e/ou (2) hiperatividade e (3) impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento.

b.      Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.

c.       Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em 2 ou mais ambientes.

d.      Há evidências de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou que reduzem sua qualidade.

e.       Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso da esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental.

DESATENÇÃO:  divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização.

HIPERATIVIDADE: atividade motora excessiva quando não apropriado ou remexer, batucar ou conversar em excesso.

IMPULSIVIDADE: ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa. Pode ser reflexo de um desejo de recompensas imediatas ou de incapacidade de postergar gratificações.

 

fonte: DSM-V (resumido)

D. As manifestações do transtorno devem estar presentes apenas em ambiente escolar ou de trabalho.

Presença em diferentes ambientes para que o diagnóstico seja realizado.

As manifestações do transtorno devem estar presentes em pelo menos DOIS ambientes, ou mais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo