Com relação a tecnologias de tratamento de efluentes sanitár...
Com relação a tecnologias de tratamento de efluentes sanitários e de redes de esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.
Ao contrário da cloração, as lagoas de estabilização para
tratamento de efluentes sanitários são eficientes na
eliminação de ovos de helmintos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As lagoas de maturação possibilitam um polimento no efluente de qualquer dos sistemas de lagoas de estabilização ou mesmo de qualquer sistema de tratamento de esgotos. O principal objetivo das lagoas de maturação é o da remoção de organismos patogênicos. Nas lagoas de maturação, a eficiência na remoção de coliformes é elevadíssima e, usualmente, atingem ainda remoção total de ovos de helmintos.
Os efluentes passam por um processo de desinfecção em tanque de contato de cloro com a finalidade de eliminar principalmente as bactérias termotolerantes e E. coli.
Não tem como adivinhar sobre qual lagoa de estabilização o enunciado se refere.
Acredito que a grande "sacada" da questão é reparar que a eliminação de ovos de helmintos se dá pela deposição deles no lodo da lagoa (sendo eliminado do efluente sanitário dessa forma, e não pela inativação deles por algum processo de tratamento), o que acham?
Dentre os sistemas de tratamento de esgoto, as lagoas de estabilização destacam-se pela simplicidade, baixos custos de construção e manutenção, além da eficiência. No Brasil, o clima predominantemente tropical tem contribuído para a ampla utilização de lagoas no tratamento dos esgotos. Um dos propósitos das lagoas de estabilização é a remoção de organismos patogênicos, os quais podem causar diversos tipos de doenças caso os efluentes sejam lançados fora dos padrões requeridos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o sistema de tratamento do esgoto sanitário, tipo lagoas de estabilização, do município de Riacho da Cruz, Rio Grande do Norte, quanto à remoção de coliformes e ovos de helmintos................No que diz respeito aos ovos de helmintos, na última lagoa não foram encontrados ovos, obtendo-se um valor médio menor que 1 ovo.L-1. Considerando as características hidráulicas e do monitoramento executado na última lagoa de estabilização, as concentrações de E. coli e ovos de helmintos atenderam as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (PROSAB) para uso agrícola irrestrito.
Fonte: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/remocao-coliformes-parasitas-lagoas-estabilizacao/
Mesmo se verificando o tipo de lagoa de estabilização, conforme referência da colega @Graziane Souza, ainda assim não contrariava a resposta, entretanto o melhor questionamento seria a maneira de utilização dessa lagoa de estabilização, de acordo com a fonte utilizada,através de tratamento preliminar e três lagoas de estabilização em série.
As lagoas de estabilização podem ser classificadas em: anaeróbias; facultativas (ocorrem processos aeróbios e anaeróbios); aeróbias; e maturação.
É a lagoa de maturação, responsável, principalmente, pela remoção de bactérias, coliformes, vírus e ovos de helmintos.
FONTE: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/lagoas-estabilizacao/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo