Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina...
Texto 6A1AAA
“Pois há duas maneiras pelas quais o comprimento e o tempo e em geral qualquer coisa contínua é chamada infinita: elas são chamadas assim tanto com relação à sua divisibilidade quanto com relação às suas extremidades. Assim, enquanto algo não pode entrar em contato com coisas quantitativamente infinitas num tempo finito, ela pode entrar em contato com coisas infinitas no que concerne a divisibilidade; pois neste sentido também o tempo é infinito [composto de infinitésimos]: e assim encontramos que o tempo ocupado pela passagem pelos infinitos não é um tempo finito, mas um tempo infinito [de infinitos infinitésimos], e o contato com os infinitos é feito por meio de momentos não finitos mas infinitos em número.”
Aristóteles, Física 233a24-31.
Texto 6A1BBB
Assim, pois, é o tempo. A medida do movimento segundo o antes e o depois.
Aristóteles, Física, 219b1-2
Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina aristotélica do Ato e Potência, julgue o item a seguir.
Considerando-se que, para Aristóteles, o movimento é uma
potência que existe em ato como potência, conclui-se que o
movimento é caracterizado na filosofia aristotélica como algo,
em princípio, que não se pode especificar em definitivo, o que
está de acordo com a caracterização do tempo como infinito,
em termos de divisibilidade.