Os pronomes de tratamento devem ser utilizados na redação o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540184 Redação Oficial
Os pronomes de tratamento devem ser utilizados na redação oficial. O pronome Vossa Magnificência é utilizado para qual cargo?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Texto

O uso de pronomes de tratamento é a forma respeitosa de nos dirigirmos às autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal:

a) referem­-se à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação);

b) concordam com a terceira pessoa (aquele de quem se fala).

Assim sendo, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: “Vossa Senhoria levará seu secretário” (e não “vosso”).

Os adjetivos que se referem a esses pronomes concordam com o sexo da pessoa a quem se dirigem, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está preocupado”, “Vossa Senhoria será eleito”; se for mulher, “Vossa Excelência está preocupada”, “Vossa Senhoria será eleita”.

Considerando as regras da gramática e da norma culta, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a.

Nas correspondências oficiais, o pronome de tratamento ‘vossa santidade’ é aplicável para se dirigir ao Papa e demais membros do clero.

b.

Nas correspondências oficiais, o pronome de tratamento ‘vossa magnificência’ é utilizado para se dirigir a reitores de universidades, não sendo utilizado para outras autoridades.

c.

Nas correspondências oficiais, o pronome de tratamento ‘vossa excelência’ deve ser acompanhado do vocativo ‘digníssimo’, diante da dignidade dos cargos. Incorreto

d.

Nas correspondências oficiais, o pronome de tratamento ‘vossa eminência’ não é o pronome aplicável para se dirigir aos Cardeais.

e.

Nas correspondências oficiais, o pronome de tratamento ‘vossa senhoria’ é aplicável para se dirigir a particulares, mas não para todas as autoridades, desde que acompanhado do respectivo cargo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo