A respeito dos benzodiazepínicos, são corretas as assertiva...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288803 Farmácia
A respeito dos benzodiazepínicos, são corretas as assertivas abaixo, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda os fármacos benzodiazepínicos


Solicita a assertiva incorreta


A) são agentes sedativo-hipnóticos, introduzidos como substitutos dos barbitúricos em razão da maior segurança de seu uso

CORRETA. De fato, os benzodiazepínicos são agentes sedativo-hipnóticos, os quais deprimem a atividade do sistema nervoso central, potencializando os efeitos do neurotransmissor inibitório GABA (ácido gama-aminobutírico), o que os tornam eficazes no tratamento da insônia e ansiedade. Além disso, os benzodiazepínicos foram introduzidos como substitutos dos barbitúricos (margem terapêutica mais estreita) em razão da maior segurança em seu uso, devido a minimização do risco de overdose e depressão respiratória.


B) causam sedação, hipnose e redução da ansiedade, sendo desprovidos de atividade anticonvulsivante

INCORRETA. Na verdade, os benzodiazepínicos dispõem, sim, de atividade anticonvulsivante. O diazepam, por exemplo, é extremamente útil no tratamento de emergência do estado de mal epiléptico, ajudando a interromper crises convulsivas. Como a questão solicita a alternativa incorreta, este é o gabarito.


C) podem ser utilizados como pré-anestésicos em procedimentos diagnósticos e cirúrgicos

CORRETA. De fato, os benzodiazepínicos também dispõem de propriedades ansiolíticas e amnésicas, sendo, portanto, úteis como pré-anestésicos em procedimentos invasivos, diagnósticos e cirúrgicos.


D) são fármacos pertencentes à classe o diazepam e midazolam

CORRETA. De fato, os exemplos citados (diazepam e midazolam) integram o grupo dos fármacos benzodiazepínicos, os quais incluem: alprazolam, clonazepam, clorazepate, clordiazepóxido, diazepam, estazolam, flurazepam, lorazepam, midazolam, oxazepam, quasepam, temazepam e triazolam.


GABARITO DO PROFESSOR: B.

GABARITO DA BANCA: B.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual a diferença entre ansiolíticos e benzodiazepínicos?

Os benzodiazepínicos são os fármacos de primeira escolha para tratamento da Ansiedade. Além de reduzir os quadros ansiolíticos, esses fármacos apresentam efeitos anticonvulsivantes, miorrelaxantes (relaxantes musculares) e sedativos.

A letra B está errada por dizer que os BDZP são "desprovidos de atividade anticonvulsivante".

Os benzodiazepínicos exercem seu efeito anticonvulsivante interagindo com os sítios alostéricos de receptores GABA-A no cérebro. O GABA (ácido gama-aminobutírico) é o principal neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central. Ele desempenha um papel fundamental na regulação da excitabilidade neuronal. Os receptores GABA-A são canais iônicos que, quando ativados, permitem a entrada de íons de cloreto nas células neuronais, hiperpolarizando a membrana celular e inibindo a atividade neuronal.

Os benzodiazepínicos aumentam a ação do GABA, aumentando a frequência de abertura dos dos canais de cloreto e intensificando a inibição neuronal por hiperpolarização do interior celular, ou seja, fica mais NEGATIVA. Isso reduz a hiperexcitabilidade neuronal, diminuindo a probabilidade de ocorrerem convulsões.

Exemplos de benzodiazepínicos usados no tratamento da epilepsia:

Diazepam: pode ser administrado oralmente, por via intravenosa ou intramuscular em situações de emergência para interromper convulsões agudas. É particularmente útil no tratamento de status epilepticus (mal epilético), uma condição de convulsões prolongadas e recorrentes que pode ser fatal.

Lorazepam: tratamento de convulsões agudas, incluindo status epilepticus (mal epilético). Ele é frequentemente administrado por via intravenosa.

Clonazepam: O clonazepam é um benzodiazepínico de ação prolongada, que pode ser usado como terapia de manutenção em alguns tipos de epilepsia, como a epilepsia mioclônica juvenil.

Clobazam: O clobazam é outro benzodiazepínico de ação prolongada usado no tratamento da epilepsia, principalmente como terapia adjuvante em várias formas de epilepsia, incluindo a síndrome de Lennox-Gastaut.

A alternativa que é incorreta em relação aos benzodiazepínicos é:

B - causam sedação, hipnose e redução da ansiedade, sendo desprovidos de atividade anticonvulsivante.

Essa afirmação é errada porque muitos benzodiazepínicos, como o diazepam, possuem atividade anticonvulsivante, além de suas propriedades sedativas e ansiolíticas. As outras alternativas estão corretas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo