Com referência à recuperação das estruturas de concreto, jul...
Com referência à recuperação das estruturas de concreto, julgue os itens a seguir.
O graute cimentício ou de base mineral, utilizado para
preencher vazios de concretagem, apresenta melhor
aderência ao substrato e maior resistência a ataques químicos
quando comparado com o graute de base orgânica.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O graute é popularmente conhecido como microcimento pela sua composição ser parecida com o cimento, mas ser uma material muito mais fluído, de alta resistência e que dispensa adensamento. A diferença está na composição do seu traço com o emprego de agregados menores e uso de aditivos.
De acordo com fabricantes nacionais, há dois tipos de grautes: de base mineral e base orgânica.
Graute de base mineral - Composto por cimento Portland misturado com aditivos químicos. É usado na construção civil em geral.
Graute de base orgânica - Grande parte da composição é de resinas epóxi derivadas do petróleo. O custo é maior, porém, as características técnicas deste tipo de graute permitem sua aplicação em condições especiais, pois a base orgânica entrega alta resistência mecânica e a ataques químicos e maior aderência da pasta. Indicado para aplicações em que há cargas cíclicas e dinâmicas, com movimentação da estrutura.
Logotipo:
O graute
Gabarito do Professor: ERRADO.
FONTE:
Site Eletrônico Fabricante Simtek.
Site Eletrônico Fabricante Quartzolit.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O graute de base mineral é composto por cimento Portland misturado com aditivos químicos, como superplastificantes, adições minerais, como sílica ativa, filler calcário e materiais pozolânicos com redentores de água. Para completar a mistura, adicionam-se miúdos de natureza calcária.
Mesmo com as suas características variando conforme o cimento utilizado, o graute de base mineral mantém sua base cimentícia. Seu custo é mais baixo e é usado em construções em geral.
O orgânico é mais recomendado quando se necessita de alta resistência, como aguentar ataques químicos, e quando é necessária a absorção de vibrações. Além disso, o material não é retrátil nem tem baixa permeabilidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo