Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as ...
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as teorias e técnicas sobre grupo aos seus respectivos teóricos.
COLUNA I
1. Bion
2. Freud
3. Kurt Lewin
4.Pichon-Rivière
COLUNA II
( ) O sentimento de grupo está associado às primeiras relações familiares, que possuem como mecanismos principais de união: a identificação e a sublimação.
( ) Os processos grupais – de afiliação, comunicação, cooperação, tele, aprendizagem e pertinência – funcionam como uma espiral dialética em constante movimento.
( ) Todo grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que requer objetivos e regras conscientes e o nível da valência, que implica a esfera afetiva e inconsciente do grupo.
( ) O grupo não é uma somatória de indivíduos, e, sim, um conjunto de relações em constante movimento.
Assinale a sequência CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Querido aluno, vamos analisar a questão e entender o porquê da alternativa correta ser a C. Vou explicar cada item da questão, relacionando as teorias e técnicas sobre grupos aos seus respectivos teóricos.
Alternativa correta: C - 2 4 1 3
Agora, vamos detalhar cada um dos itens da COLUNA II e associar aos teóricos da COLUNA I:
( ) "O sentimento de grupo está associado às primeiras relações familiares, que possuem como mecanismos principais de união: a identificação e a sublimação."
Essa afirmação refere-se à teoria de Freud (2). Freud descreveu como as primeiras relações familiares influenciam os sentimentos de grupo, utilizando mecanismos como a identificação e a sublimação. Isso é parte da teoria psicanalítica dos grupos.
( ) "Os processos grupais – de afiliação, comunicação, cooperação, tele, aprendizagem e pertinência – funcionam como uma espiral dialética em constante movimento."
Essa descrição está associada a Pichon-Rivière (4). Ele desenvolveu a teoria dos vínculos e descreveu os processos grupais como uma espiral dialética em constante movimento, enfatizando a dinâmica e a inter-relação dos processos dentro dos grupos.
( ) "Todo grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que requer objetivos e regras conscientes e o nível da valência, que implica a esfera afetiva e inconsciente do grupo."
Essa afirmação está relacionada a Bion (1). Bion postulou que os grupos operam em dois níveis distintos: o nível da tarefa (consciente) e o nível da valência (inconsciente e afetivo). Ele destacou a importância de ambos os níveis no funcionamento dos grupos.
( ) "O grupo não é uma somatória de indivíduos, e sim, um conjunto de relações em constante movimento."
Essa afirmação é atribuída a Kurt Lewin (3). Lewin é conhecido pela teoria do campo e pela dinâmica de grupos, enfatizando que o grupo é mais do que a soma de seus indivíduos e deve ser visto como um sistema de relações em constante mudança.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
Alternativa A - 2 4 3 1: As atribuições de Bion e Kurt Lewin estão trocadas.
Alternativa B - 3 2 4 1: As atribuições de Freud, Pichon-Rivière e Kurt Lewin estão incorretas, pois não seguem a correspondência correta.
Alternativa D - 3 2 1 4: As atribuições de Bion e Kurt Lewin estão trocadas, além de Pichon-Rivière estar incorretamente associado.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas! Qualquer outra pergunta, estou à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
( 2 ) O sentimento de grupo está associado às primeiras relações familiares, que possuem como mecanismos principais de união: a identificação e a sublimação.
( 4 ) Os processos grupais – de afiliação, comunicação, cooperação, tele, aprendizagem e pertinência – funcionam como uma espiral dialética em constante movimento.
( 1 ) Todo grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que requer objetivos e regras conscientes e o nível da valência, que implica a esfera afetiva e inconsciente do grupo.
( 3 ) O grupo não é uma somatória de indivíduos, e, sim, um conjunto de relações em constante movimento.
Todo grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que requer objetivos e regras conscientes e o nível da valência, que implica a esfera afetiva e inconsciente do grupo.--> Bion. No nível inconsciente operam os Pressupostos Básicos que são Dependência, Luta e fuga e Acasalamento.
O grupo não é uma somatória de indivíduos, e, sim, um conjunto de relações em constante movimento. --> Kurt Lewin; Teoria do Campo/Dinâmica de grupo.
Referência da questão: Autora Maria Lúcia Afonso, Intervenções e Dinamicas de Grupo.
Gab C
( 1 ) Todo grupo funciona em dois níveis: o nível da tarefa, que requer objetivos e regras conscientes e o nível da valência, que implica a esfera afetiva e inconsciente do grupo. 1. Bion
( 3 ) O grupo não é uma somatória de indivíduos, e, sim, um conjunto de relações em constante movimento. 3. Kurt Lewin
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo