Sobre a entrevista de devolução do processo de psicodiagnós...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa B é a correta, pois é incorreto afirmar que a entrevista de devolução deve começar com as indicações terapêuticas e só ao final se abordar o sintoma relacionado à queixa inicial do entrevistado. Essa abordagem não segue a prática recomendada em entrevistas de devolução, já que a correta compreensão do diagnóstico e a discussão das queixas são essenciais para preparar o terreno antes de discutir encaminhamentos terapêuticos.
Vamos entender melhor cada alternativa:
Alternativa A: Esta afirmação é correta. Durante a entrevista de devolução, o entrevistador comunica os resultados do psicodiagnóstico de forma clara e oral, após uma análise profunda dos dados. É comum também propor indicações terapêuticas baseadas nas informações coletadas.
Alternativa C: Esta é outra afirmação correta. Evitar o uso de jargão técnico é essencial para garantir que o entrevistado compreenda completamente o que está sendo discutido. Isso facilita a comunicação e ajuda a construir uma relação de confiança.
Alternativa D: Esta alternativa também está correta. As entrevistas de devolução podem, de fato, variar dependendo da faixa etária do entrevistado, já que o desenvolvimento cognitivo e emocional influencia como as informações são compreendidas e processadas por diferentes grupos etários.
Cada uma dessas alternativas destaca aspectos cruciais do processo de devolução em psicodiagnósticos, sublinhando a importância da comunicação clara e adaptada às necessidades do entrevistado. A alternativa B, entretanto, descreve uma sequência inadequada de ações, tornando-a a escolha correta para uma afirmação incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A entrevista de devolução deve iniciar com as indicações terapêuticas e ao final ser colocado o sintoma ligado à queixa inicial do entrevistado.
Gabarito B.
"No término do psicodiagnóstico, o técnico tem algo a dizer ao entrevistado em relação ao que fundamenta a indicação. Em 1991, Cunha, Freitas e Raymundo (apud NUNES, In: CUNHA, 1993), elaboraram algumas recomendações sobre a entrevista de devolução:
Fonte: https://www.algosobre.com.br/psicologia/a-entrevista-psicologica-e-suas-nuancas.html
- Deve-se evitar o uso de jargão técnico (expressões própria da ciência circulante entre os profissionais da área, em outras palavras “gíria profissional”), e iniciar por sintoma ligado diretamente à queixa principal;
- A entrevista de devolução deve encerrar com a indicação terapêutica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo