De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q700052 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é dever fundamental do psicólogo, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A é a correta, pois ela se refere à exceção dos deveres fundamentais do psicólogo, conforme o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

O Código de Ética orienta que os psicólogos devem atuar com respeito à autonomia do sujeito, evitando induzir ou manipular opiniões e escolhas pessoais dos pacientes e das instituições em relação às convenções políticas e filosóficas. Portanto, a ideia de "induzir os pacientes e as instituições" não é um dever do psicólogo, mas sim algo a ser evitado, tornando a alternativa A a resposta correta.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

B - "Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal." Este é, de fato, um dever do psicólogo. O Código de Ética exige dos profissionais da psicologia um compromisso com a sociedade, especialmente em contextos de vulnerabilidade.

C - "Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir esse Código." Este é um dever básico de qualquer profissional que deve estar alinhado às normas éticas de sua profissão. Isso garante a integridade e a responsabilidade no exercício da psicologia.

D - "Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente, fornecendo ao seu substituto as informações necessárias à continuidade do trabalho." Esse ato é uma demonstração de responsabilidade e cuidado contínuo com o paciente, assegurando que a interrupção dos serviços não prejudique o atendimento psicológico.

Portanto, apenas a alternativa A descreve uma ação que não é considerada um dever fundamental do psicólogo segundo o Código de Ética.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

Induzir os pacientes e as instituições às convenções políticas e filosóficas que possibilitem o desenvolvimento da sociedade.

Ao psicólogo é vedado:

Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;

- CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO. Artigo 2.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é dever fundamental do psicólogo, EXCETO:

 a) Induzir os pacientes e as instituições às convenções políticas e filosóficas que possibilitem o desenvolvimento da sociedade.

Código de Ética 

Art. 2º - Ao psicólogo é VEDADO:

b) Induzir a convicção políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAL: (SETE)

I - O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do seu humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

II - O psicólogo trabalhará visando promoer a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, expliração, violência, crueldade e opressão.

III - O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

IV - O psicólogo atuará com responsabilidade, por meio do contínuo aprmoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia com campo científico de conhecimento e de prática.

V - O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.

VI - O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidadem rejeitando situações em que a Psicologia esteja sendo aviltad.

VII - O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atuar e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consinância com os demais princípios deste Código

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo