O orçamento de referência de uma obra pública previa a compo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068252 Engenharia Civil

O orçamento de referência de uma obra pública previa a composição apresentada na tabela a seguir para a estaca metálica para fundação, sem os preços, em que CHP e CHI são, respectivamente, o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo. 


109_- 111.png (316×134) 


A respeito dessa composição, julgue o item subsecutivo. 


Por ser considerado fruto de falha gerencial, o CHI do bate-estacas constante na ficha de composição deveria ser preenchido com valor zero.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As composições de custo de um determinado serviço são utilizadas para a elaboração de orçamentos e cronogramas. Nesse contexto, a principal referência de composição de custo é o SINAPI, a qual é fortemente utilizada para o orçamento de obras públicas.

 

Os cinco elementos que constituem as composições de custos são:

 

- Insumo: bem requerido para a execução do serviço. Como exemplo, citam-se matérias-primas, equipamentos, mão de obra, etc.;

 

- Unidade: como o próprio nome sugere, trata-se da unidade medida associada ao insumo. Para a alvenaria, por exemplo, a unidade utilizada é o m²;

 

- Índice: também denominado de “coeficiente de utilização" ou “quantidade", o índice representa a quantidade necessária do insumo para realizar uma unidade do serviço. Para exemplificar, suponha um serviço de armação de pilar. Um índice de 1,10 para o insumo "aço" significa que são necessários 1,10 kg de aço para realizar a armação de 1 kg de aço, pois há perdas;

 

- Custo unitário: consiste no custo de uma unidade de insumo;

 

- Custo total: representa o valor total do insumo requerido para a execução de uma unidade do serviço. O custo total é calculado pelo produto entre o índice e o custo unitário.

 

Visto isso, na elaboração de orçamentos envolvendo equipamentos, considera-se o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo. O custo horário produtivo (CHP) representa o custo do equipamento em serviço, enquanto que o custo horário improdutivo (CHI), como o próprio nome sugere, representa o custo do equipamento quando ele não está sendo utilizado (leva em conta o aluguel, por exemplo).

 

Portanto, a afirmação do enunciado está errada, uma vez que o CHI não deve ser zerado, pois, mesmo que o equipamento não esteja em uso, ele gera um custo.

 

Gabarito do professor: errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na elaboração de orçamentos envolvendo equipamentos, considera-se o custo horário produtivo e o custo horário improdutivo.

I - Custo horário produtivo (CHP), representa o custo do equipamento em serviço;

II - Custo horário improdutivo (CHI), representa o custo do equipamento quando ele não está sendo utilizado, leva em conta o aluguel, por exemplo. Não deve ser zerado, pois, mesmo que o equipamento não esteja em uso, ele gera um custo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo