Na frase “A estratégia, aliás, teve que ser revista de últim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1748578 Português
TEXTO I
Vacina da gripe: o que muda em 2020
Com a ameaça do coronavírus, a campanha de vacinação da gripe foi antecipada. Saiba quem pode tomar o imunizante contra o influenza na rede pública  

Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-gripe-2020/ . Acesso em 06/03/2020.

Na frase “A estratégia, aliás, teve que ser revista de última hora” (linhas 7 e 8 do TEXTO I), a classe de palavras a que pertence o termo em destaque é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

advérbio de que?

Gabarito letra C.

  • Outros exemplos de advérbios de modo:
  •  como eu disponho os objectos do toucador. Amanhã vais dispô-los assim.
  • Esse lenço está bem lavado, mas este está mal, e aquele também.
  • Vai devagar, olha que assim podes cair.
  • Este caminho está melhor calcetado, aliás não viríamos por ele, porque um piso mal arranjado dificilmente se suporta.
  • Cheguei apressadamente, porque é tarde.

fonte: https://www.infoescola.com/portugues/adverbios-modo/

ALIÁS É UM ADVÉRBIO. EQUIVALE = DE OUTRO MODO/ALÉM DISSO.

Aliás é advérbio de modo. Significa, no contexto da questão "além disso"

A questão é de morfologia e quer saber a classe de palavras do termo destacado em “A estratégia, aliás, teve que ser revista de última hora”. Vejamos:

 .

Morfologia é a parte da gramática que estuda a classe das palavras, isto é, a natureza delas. Em português, são dez as classes gramaticais: seis variáveis (são aquelas que sofrem variações em sua forma, o que resulta nas chamadas desinências nominais de gênero e de número, bem como nas desinências verbais, de modo, tempo, número e pessoa), e quatro invariáveis (palavras que não sofrem flexão nenhuma, não vão para o plural, nem para o feminino). As classes variáveis são: artigos, adjetivos, numerais, pronomes, substantivos e verbos. Já as invariáveis são: advérbios, conjunções, interjeições e preposições.

 .

A) a das conjunções

Errado.

Conjunção: palavra invariável que une duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As conjunções dividem-se em coordenativas e subordinativas. Ex.1: Tristeza e alegria não moram juntas. (Nesse caso, "e" liga duas palavras da mesma oração e é uma conjunção). Ex.2: Os livros ensinam e divertem. (Nesse caso, "e" liga duas orações e é uma conjunção).

 .

B) a das preposições

Errado.

Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

 .

C) a dos advérbios

Certo. "Aliás" é advérbio de modo e equivale a "de outro modo, de outra forma, ou melhor, além disso...".

Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

Advérbios de modo (indicam como algo acontece): bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, alerta, melhor (= mais bem), pior (= mais mal), aliás (de outro modo), calmamente, livremente, propositadamente, selvagemente, e quase todos os advérbios terminados em -mente.

 .

D) a dos adjetivos

Errado.

Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

 .

Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

 .

Gabarito: Letra C 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo