Uma das maiores preocupações de todo cirurgião-dentista diz ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1053487 Odontologia

Uma das maiores preocupações de todo cirurgião-dentista diz respeito à prevenção e ao controle da dor de seus pacientes. Na clínica odontológica, a dor invariavelmente é de caráter inflamatório. Os corticosteroides são indicados para prevenir a hiperalgesia e controlar o edema inflamatório, decorrentes de intervenções odontológicas eletivas, como a exodontia de inclusos, as cirurgias periodontais, a colocação de implantes múltiplos, as enxertias ósseas, entre outras. Para essa finalidade, a dexametasona ou a betametasona são os fármacos de escolha.


Pela necessidade de tempo biológico para exercerem sua ação, o regime analgésico mais adequado para empregar esses medicamentos é o de:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Analgesia preemptiva.

A questão aborda o uso de corticosteroides, especificamente a dexametasona e a betametasona, para o controle da dor e do edema inflamatório em procedimentos odontológicos. Estes fármacos são eficazes, mas necessitam de um tempo biológico para exercerem sua ação, o que nos leva ao conceito de analgesia preemptiva.

Analgesia preemptiva refere-se à administração de analgésicos antes do início de um procedimento cirúrgico ou inflamatório, com o objetivo de prevenir a sensibilização central e reduzir a dor pós-operatória. Isso é particularmente relevante em odontologia, onde a dor é frequentemente de origem inflamatória. Ao prever a dor e controlar a resposta inflamatória antes que ela se estabeleça, o paciente tende a experimentar menos dor após o procedimento.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Analgesia transitória: Este conceito refere-se a um alívio temporário da dor, geralmente usando analgésicos de curta ação que não seriam adequados para o contexto de controle de dor pós-operatória prolongada que é discutido na questão.

B - Analgesia preventiva: Embora o nome possa parecer semelhante, analgesia preventiva geralmente se refere a medidas tomadas para evitar a dor após o início de um estímulo doloroso, e não antes, como é o caso da analgesia preemptiva.

D - Analgesia perioperatória: Envolve o manejo da dor durante todo o período em torno de uma cirurgia, incluindo antes, durante e após o procedimento, mas não destaca especificamente a prevenção da sensibilização central antes do estímulo doloroso.

E - Analgesia transoperatória: Refere-se ao alívio da dor durante o procedimento cirúrgico, mas não aborda a prevenção da dor pós-operatória como a analgesia preemptiva.

Portanto, a alternativa C - Analgesia preemptiva é a mais adequada para abordar a necessidade de controlar a dor e o edema inflamatório antes que estes se estabeleçam.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os AIES ou corticosteroides dexametasona ou a betametasona demoram cerca de 2 horas para que façam efeito no corpo. Por este motivo devem ser usados antes do procedimento (lesão/corte do tecido).

Analgesia preemptiva- regime analgésico introduzido antes do estímulo nocivo.

Analgesia preventiva- regime que tem início imediatamente após a lesão tecidual, mas antes do início da sensação dolorosa.

Analgesia perioperatória- regime analgésico que tem início antes da lesão tecidual, sendo mantido no período pós-operatório imediato.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo