Considere que, no dente 21, o teste de percussão tenha sido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2913030 Odontologia

Texto para as questões de 31 a 34

Em decorrência de uma queda, um paciente sofreu traumatismo nos dentes 21 e 22, mas não procurou atendimento imediato do cirurgião-dentista. Algum tempo depois, em uma consulta de rotina, observou-se rarefaciência no terço médio da raiz do dente 21, com perda dos limites laterais do canal radicular. No dente 22, observou-se rarefaciência óssea periapical, bem delimitada. O paciente não sentia dor nem desconforto, e ambos os dentes apresentavam-se com coroa hígida.

Considere que, no dente 21, o teste de percussão tenha sido negativo, tendo-se observado ausência de mobilidade dentária, teste de vitalidade pulpar positivo, porém com menor sensibilidade, tempo de resposta pulpar aumentado e retorno retardado ao normal com relação ao padrão. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes, relativos ao dente 21.

I A polpa do dente está clinicamente normal, porém a intervenção endodôntica é necessária devido à presença de área de reabsorção radicular interna.

II O quadro clínico é de um processo inflamatório pulpar crônico, com necrose de odontoblastos, que favorece a instalação de células clásticas.

III Para que uma reabsorção dessa natureza seja progressiva, é necessário que haja estímulos permanentes provenientes do interior pulpar.

IV Apesar das alterações nos testes clínicos pulpares, é correto concluir que existe vitalidade pulpar, clinicamente normal, e que o processo reabsortivo pode ser transitório com remineralização da dentina até então reabsorvida.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas