O estabelecimento de instituições monárquicas no Brasil, a p...
O estabelecimento de instituições monárquicas no Brasil, a partir de 1808, contribuiu, estamos hoje certos e, aliás, alicerçados numa larga tradição histórica, para uma mutação pacífica do estado de colônia à situação de Estado Independente. A dinastia de Bragança ao transferir-se para o Rio de Janeiro, ao transportar para a colônia todo o aparelho institucional do reino abandonado às intenções napoleônicas, deu um passo gigantesco, não só garantindo a sua própria sobrevivência ativa, institucional e política, como acentuando essa unidade administrativa e territorial no Brasil.
(Disponível em: http: //blogdosanharol.blogspot.com/2017/12/ dom-joao-vi-esse-injusticado-)
Muitas e notáveis são as mudanças ocorridas no Brasil a partir da vinda de D. João VI, o que não impediu a sua volta para Portugal, em 1821. Sobre o seu retorno ao reino luso, analise as afirmativas a seguir.
I. Seu retorno ocorreu, como consequência direta da Revolução do Porto e da convocação das Cortes Portuguesas, entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.
II. A situação em que ficara a antiga metrópole e o sentimento de orfandade dos súditos pela ausência do monarca foram fatores que muito concorreram para a volta do monarca.
III. A situação de quase independência do Brasil em relação às decisões tomadas por Portugal e as exigências da burguesia comercial lusa contribuíram para a volta de D. João VI.
IV. A principal causa foi a ruptura do Pacto Colonial, tirando da Inglaterra a exclusividade nas transações dos produtos demandados pela colônia, o que provocou, a curto prazo, conflitos com os ingleses.
Estão corretas apenas as afirmativas