A vacina Tipo adulto - dTpa é indicada para as gestantes a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623567 Enfermagem
A vacina Tipo adulto - dTpa é indicada para as gestantes a partir da vigésima sétima semana a trigésima sexta semanas de gestação, preferencialmente, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Porém, as gestantes que residem em áreas de difícil acesso poderão ser vacinadas a partir:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Da vigésima semana de gestação.

A questão aborda a vacinação com a vacina dTpa (Difteria, Tétano e Coqueluche acelular) em gestantes, especialmente em áreas de difícil acesso. Tal vacinação é crucial para proteger tanto a mãe quanto o recém-nascido, principalmente contra a coqueluche, uma doença grave em bebês.

No calendário vacinal, recomenda-se que a dTpa seja administrada entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, pois este período otimiza a transferência de anticorpos da mãe para o bebê. No entanto, a questão especifica um cenário particular: gestantes em áreas de difícil acesso. Para essas situações, é permitido flexibilizar o início da vacinação a partir da vigésima semana.

Vamos analisar as alternativas:

  • A - Do início da gestação: Não é recomendado iniciar a vacinação logo no começo da gravidez, pois não há evidências suficientes de eficácia e segurança desse período para a transferência de anticorpos.
  • B - Da décima quinta semana de gestação: Embora seja um pouco antes da vigésima semana, não é o período ideal para garantir o máximo de proteção ao bebê.
  • C - Da décima semana de gestação: Este período é muito precoce e, semelhante à alternativa A, não há recomendação baseada em evidências para começá-la tão cedo.
  • D - Da vigésima primeira semana de gestação: Embora próximo, a redação do protocolo permite a flexibilização a partir da vigésima semana, tornando essa opção imprecisa.
  • E - Da vigésima semana de gestação: Esta é a resposta correta. Permitir a vacinação a partir da vigésima semana em áreas de difícil acesso garante que as gestantes tenham a oportunidade de serem vacinadas a tempo, mesmo com as dificuldades logísticas.

Compreender as nuances e exceções nas recomendações de vacinação é fundamental para o atendimento de saúde pública, assegurando que todos, independentemente de localização, tenham acesso à proteção imunológica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pegadinha maldosa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo